Dez curiosidades sobre o IBEU

Em 13 de janeiro de 1937, foi fundado o Instituto Brasil-Estados Unidos. Hoje o curso de inglês completa 83 anos e, para homenageá-lo, contaremos, a seguir, 10 fatos que talvez você ainda não saiba.

PRIMEIRA UNIDADE

Você sabia que a primeira unidade do Ibeu era no Centro? Ela permaneceu na Rua México até 1986 e, posteriormente, foi transferida para a Rua Uruguaiana.

UNIDADE MAIS ANTIGA

Por conta dessa mudança de endereço, a unidade mais antiga é a de Copacabana. Apesar da filial ter sido inaugurada, em 1952, ela também trocou de endereço, mas permanece na Av. Nossa Senhora de Copacabana, desde 1960, onde funciona a atual sede.

IBEU VIRA LETRA DE MÚSICA

Todo mundo conhece alguém que tem um amigo que estudou no IBEU, vai dizer que não? Até a música “O romance da universitária otária”, escrita por Evandro Mesquita, faz essa brincadeira quando cita o verso “Eu me lembro de você dos tempos do IBEU”. Confere só!

VISITA DE ASTRONAUTA

O astronauta Neil Armstrong fez uma visita à sede do IBEU, em 1966, três anos antes de ele se tornar o primeiro homem a pisar na Lua. Na ocasião, Armstrong deixou uma mensagem no livro de visitantes do Instituto, desejando a continuidade do sucesso do curso de inglês.

CORAL DO IBEU

O IBEU tem um coral formado somente por alunos. Ele foi fundado em 1962 e existe até os dias atuais, com amplo repertório, abrangendo arranjos de melodias populares.

GALERIA DE ARTE

O IBEU acredita na cultura como forte agente transformador de uma sociedade. Com isso, desde cedo, buscou abrir espaço para manifestações artísticas, inaugurando uma Galeria de Arte exclusiva, em 1960, na atual sede, em Copacabana. Já em 2017, no aniversário de 80 anos, ela foi transferida para a filial do Jardim Botânico, onde permanece até hoje.

BIBLIOTECA

Em 1940, foi inaugurada a primeira biblioteca do IBEU, localizada na filial da Rua México, no Centro. Hoje ela funciona no 3º andar da sede, em Copacabana, com um grande acervo de livros em inglês e português, além de computadores e espaço kids. Venha conhecer!

IBEU FAZ BEM

A missão do IBEU é transformar vidas por meio do ensino de língua. Ciente de sua responsabilidade social, o curso concede 2 mil bolsas de ensino de inglês anualmente a diversas escolas municipais, desde 2001, quando firmou um convênio com a Prefeitura. O mais legal é que os professores e o material didático são do próprio curso. Confira outros projetos aqui.

TEACHER LEARNING LAB

No IBEU, o professor também está em constante aprendizado. Em fevereiro de 2020, será lançado um programa que tem como foco o desenvolvimento de professores que estão buscando aperfeiçoamento e atualização para acompanhar as transformações que a tecnologia tem gerado no modelo atual de educação. Saiba mais sobre o curso.

CERTIFICADO 

Para fechar as curiosidades, não poderíamos deixar de mencionar que o IBEU é o único curso do Rio de Janeiro certificado pela Embaixada Americana, o qual é renovado a cada cinco anos.

Atualmente, o curso de idiomas conta com 20 filiais espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, além de oferecer cursos dentro de escolas parceiras. Venha estudar com a gente!

You Might Also Like