Em parceria com a Embaixada Americana, o Ibeu deu início ao programa BRITE (Brazilians Innovating on the Teaching of English), que tem como objetivo proporcionar a professores de inglês da Rede Pública de Ensino um curso de 75 horas

Ibeu dá bolsas para professores de inglês da rede pública do RJ

Em parceria com a Embaixada Americana, o Ibeu deu início ao programa BRITE (Brazilians Innovating on the Teaching of English), que tem como objetivo proporcionar a professores de inglês da Rede Pública de Ensino um curso de 75 horas, incluindo temas como:
  • a nova BNCC e como ela se aplica ao ensino de inglês como língua estrangeira;

  • o uso de novas tecnologias dentro e fora de sala de aula;

  • o movimento Maker e

  • o essencial da metodologia do ensino de línguas.

Vinte e cinco professores da rede estadual e das redes municipal do Rio de Janeiro e de Itaguaí iniciaram as aulas no dia 23/03, na filial Tijuca 1. O programa terá etapas presencial e online, mesclando teoria e prática. Os professores terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o ensino de inglês e de compartilhar com colegas em suas instituições de ensino. Essa é mais uma iniciativa do Ibeu, que está sempre buscando formas de contribuir para a capacitação de professores da rede pública.

O Ibeu entende que a excelência do ensino é diretamente ligada à qualidade dos professores. Consideramos que o ensino deve atender a diferentes necessidades, ritmos e formas de aprender e que o professor é o único capaz de avaliar o que é melhor para seus alunos. Por esse motivo, o desenvolvimento profissional dos professores é meta prioritária de seu departamento acadêmico, que oferece treinamento de forma contínua ao longo do ano para todos os seus professores. Essa necessidade de formação continuada é uma realidade para que possamos desenvolver em nossos alunos a comunicação em língua inglesa juntamente com competências para o século XXI.

A busca pela excelência e consequente necessidade de desenvolvimento de professores resulta em uma expertise do Ibeu que pode ser compartilhada no espaço da educação pública. Assim o Ibeu tem tido historicamente um papel no treinamento de professores da rede pública oferecendo diferentes cursos ao longo dos anos.

Ao pensarmos a educação com um todo e tendo o objetivo de manter a busca pelos melhores resultados em sala de aula, consideramos fundamental manter a equipe docente o mais atualizada e treinada possível. A prática docente demanda conhecimento e reflexão e o aluno se modifica e traz novos desafios a cada geração. Além disso, as mudanças trazidas pelas mídias e novas tecnologias exigem a atualização dos currículos. Nessa ótica, a reciclagem e a aquisição de novas ferramentas torna-se ainda mais necessária para o professor. O programa BRITE vem ao encontro da importância do treinamento contínuo de professores e o Ibeu se apresenta mais uma vez para contribuir nesse processo.

Samara Camilo. Coordenadora Acadêmica no Ibeu. Responsável por avaliação de alunos e pelos projetos sociais da instituição. Mestre em Linguística Aplicada (UFRJ). MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor (UFRJ). Bacharel em Inglês e Literaturas pela UERJ. Possui a certificação SIT TESOL Cert.

You Might Also Like