Maker Day Brasil 2020

No dia 26/09, acontecerá mais uma edição do Maker Day Brasil, das 10h às 16h. O evento, uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e outros Centros Binacionais, tem como objetivo criar e compartilhar ideias com o país inteiro, por meio de divertidas palestras e oficinas práticas para todas as idades.

O tema deste ano é autoconhecimento. Os participantes serão encorajados a refletir sobre si e sobre o que vivemos. A programação contará com atividades práticas relacionadas ao tema. O evento será online, gratuito e aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO:

Playing with Light and Shadows (com Janaína Reina)

Horário: 10h – 10h30
Público-alvo: crianças e suas famílias
Descrição: A oficina de luzes e sombras é uma atividade lúdica e divertida. A ideia é explorar a casa, construindo cenários, desenhando e criando uma história com luz e sombras. A inspiração será a família, nossos laços com aqueles que amamos e as coisas que fazem bem. Assim, munidos de objetos, que podem ser facilmente encontrados em casa, os participantes criarão um cenário para sua própria história: momentos inesquecíveis e divertidos vividos em família, lugares especiais, etc. Com os cenários montados será a hora de usar uma lanterna para explorar luzes e sombras, observar as cores, formas e refletir sobre o que estão vendo.
Materiais necessários: um local escuro; uma fonte de luz; objetos de casa para produzir sombra, como caixas, utensílios de cozinha, latas, brinquedos; papel e canetas para desenhar; uma superfície para as sombras serem projetadas; celular para tirar fotos.

Um mar de imagens (com Marcio Diegues)

Horário: 14h – 15h
Público-alvo: adolescentes (17+) e adultos
Descrição: Márcio Diegues comandará um bate-papo sobre arte e sua experiência enquanto artista. Ele abordará o tema de sua mais recente exposição, “Como sobreviver a um naufrágio”, em cartaz na Galeria de Arte do Ibeu, neste momento, acessível apenas online, via Instagram e blog. Utilizaremos uma das mensagens passadas pela exposição: em um sentido mais profundo daquilo que o naufrágio pode representar, está o despertar de uma consciência crítica sobre o mundo em crise a nossa volta. Com isso, os participantes serão convidados a refletir sobre o que vivemos e a passar essa reflexão para o papel, em forma de desenho. A oficina será realizada em português.
Materiais necessários: papel; lápis; borracha; giz de cera; lápis de cor; canetinha; pincel; tinta guache; e demais materiais básicos de desenho.

Maker & Social Emotional Learning in the Language Classroom (com Roberta Freitas e Fernanda Guedes)

Horário: 15h15 – 16h15
Público-alvo: evento para professores
Descrição: Falar do movimento maker na sala de aula de língua e como ajudar alunos a focar nas competências socioemocionais com esse tipo de atividade. Como a temática do evento refere-se ao autoconhecimento, provocaremos discussões acerca das competências socioemocionais com foco na educação: como é importante tratar do tema na escola, além dos temas tradicionais e como o movimento maker pode contribuir. Palestra em inglês.

Venha compartilhar. Criar. Conectar. Aprender. Realizar. Experimentar.
Venha ser um Maker! Inscreva-se aqui!

You Might Also Like