Minha experiência com o Programa Access

A ex-aluna do Programa Access e Jovem Embaixadora 2020, Naiara Braga, contou como foi sua experiência com o programa e sua trajetória desde então. Leia o depoimento abaixo:

Eu fui aluna do Access entre 2017 e 2019. Eu sempre imaginei que aprender inglês me ajudaria muito no futuro, mas, muito além disso, mudou completamente a minha vida. Durante os dois anos que passei lá, tive muitas experiências incríveis, como as semanas intensivas, os passeios para lugares históricos e culturais, a chance de falar com nativos americanos e as amizades que se mantêm até hoje.

A primeira vez que eu ouvi falar do programa Jovens Embaixadores foi pela minha professora de inglês, a Andressa. Após ver que me encaixava em todos os critérios e que tinha um ano de trabalho voluntário (que eu comecei a fazer por causa do Access, mas dei continuidade, porque verdadeiramente me interessei em ajudar a minha comunidade), me inscrevi e, felizmente, fui aprovada. Minha experiência como jovem embaixadora foi muito além do que eu esperava. Passei uma semana em Brasília e três nos Estados Unidos. Tive contato com pessoas incríveis e aprendi muito sobre empreendedorismo social.

Ao retornar ao Brasil, intensifiquei ainda mais o meu trabalho no Nação Social (uma iniciativa que oferece aulas de reforço para crianças e alfabetização para adultos) e me engajei em muitos outros projetos envolvendo educação. Recentemente, fui selecionada para fazer parte de um grupo de voluntariado virtual do UNICEF. Nós ajudamos a combater as fake news e a desinformação a respeito do COVID-19. Também estou em processo de application para estudar nos Estados Unidos.

Sendo uma menina negra e pobre, nascida e criada na Cidade de Deus, nunca imaginei que viveria tudo isso. Então, se me perguntarem o que o Access significa para mim, minha resposta será: oportunidade e transformação. 

PROGRAMA ACCESS

Programa Access é uma parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos e o IBEU, no qual alunos da rede pública de ensino têm a possibilidade de aprender inglês gratuitamente e participar de atividades culturais. O Access faz parte do Ibeu Faz Bem, projeto cujo objetivo é construir um futuro melhor promovendo o desenvolvimento de jovens talentosos da rede pública, facilitando seu acesso à educação superior e uma melhor colocação no mercado de trabalho.

JOVENS EMBAIXADORES

O programa Jovens Embaixadores é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados de 2020 viajaram em janeiro para os Estados Unidos por três semanas. A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes, à medida que conhecem uma cultura diferente, ao mesmo tempo em que auxiliam o fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

You Might Also Like