A Barbie é uma das bonecas mais famosas e icônicas do mundo inteiro, e sua história está intimamente ligada à cultura dos Estados Unidos. Ela foi criada por Ruth Handler em 1959 e lançada pela gigante dos brinquedos Mattel. Mesmo depois de tantos anos no mercado, de tantas gerações impactadas, a marca continua relevante e atual.
Uma prova disso é todo o hype e a fortuna de dinheiro envolvidos no live action da boneca mais famosa do mundo. O filme “Barbie”, estrelado por Margot Robbie, chega aos cinemas em julho de 2023 já sendo um grande sucesso.
A narrativa da boneca gira em torno de uma vida perfeita, um ideal, uma representação do que seria o modo de vida de pessoas norte-americanas. E por muito tempo representou essa imagem do sonho americano vendido para todo o mundo.
Neste artigo vamos nos aprofundar mais neste tema e como ele serve de fonte para o estudo e aperfeiçoamento do inglês.
A Barbie foi inspirada por uma boneca alemã chamada Bild Lilli, que era uma figura adulta e fashionista muito popular na época.
Como já falamos, desde o seu lançamento ela se tornou um símbolo da cultura norte-americana, representando os ideais de beleza, moda e estilo de vida da sociedade dos Estados Unidos.
Foi pioneira ao introduzir uma boneca com um corpo adulto e proporções mais realistas, em contraste com as bonecas infantis até então disponíveis no mercado. Olhando para trás a partir de como o mundo se comporta hoje, esse ideal era difícil de alcançar e excludente com qualquer tipo de diversidade.
Mas a verdade é que a Barbie não parou no tempo, e, de fato, foi também pioneira na representação da independência e liberdade da mulher.
Sim, um brinquedo foi capaz de refletir as mudanças culturais e sociais que ocorreram nos Estados Unidos ao longo das décadas. Mesmo representando um ideal estético, ela também sempre foi independente, confiante e bem sucedida em diferentes profissões e papéis sociais.
De médica, a astronauta, empresária e até presidente dos EUA, a Barbie inspirou e mostrou para meninas pequenas que elas podiam ser quem quisessem ser.
Representando mulheres em diferentes posições de poder, ela também incorporou valores de consumo e materialismo da cultura americana. Moda foi sempre uma parte importante da boneca que sempre teve inúmeros trajes, acessórios e cenários disponíveis para a compra.
Com tantas possibilidades, podemos dizer que a Barbie ajudou a promover a cultura do “ter” nos Estados Unidos da América. Não é novidade para ninguém que os norte-americanos são conhecidos por serem consumistas, e, de certa forma, a boneca também representava isso.
Ao longo dos anos, o ícone da Mattel vem sendo alvo de críticas e debates em relação aos padrões de beleza que representa. O argumento é que a boneca perpetua um ideal inatingível de corpo e beleza que pode ser negativo para a autoestima de meninas.
Foi só em 1980 que a Barbie ganhou uma versão de pele negra. Nos últimos anos a Mattel tem feito verdadeiros esforços para diversificar a linha de bonecas, introduzindo diferentes tons de pele, tipos de corpo e estilos de cabelo para torná-la mais inclusiva e representativa da diversidade da sociedade atual.
Bom, agora que você já sabe de todo o impacto e relação da Barbie com a cultura americana, não podíamos deixar de te dar dicas de como aprender inglês com a boneca mais famosa do mundo. São dicas fáceis e objetivas, mas que com certeza vão complementar os seus estudos do idioma.
O live action da Barbie não estreou até a postagem desse artigo, mas, ela já tem diversos filmes disponíveis em formato de desenho que são ótimos para praticar o inglês.
Como a Barbie representa o modo de vida dos norte-americanos, você não vai aprender só o idioma, mas vai ter contato com a cultura e costumes dos Estados Unidos. Esse contato é muito importante para quem deseja estudar em uma universidade americana, por exemplo.
Confira alguns títulos disponíveis na Netflix:
Boa parte dos filmes da Barbie têm trilhas sonoras próprias, por isso, é mais uma oportunidade de aprendizado. Sabe quando a gente vê um filme e fica cantarolando a musiquinha sem parar? Use isso ao seu favor. Busque a letra e estude a música, seu vocabulário, formações gramaticais, etc.
Quando assistir conteúdos da Barbie, preste atenção nas coisas que são novas e desconhecidas para você. Anote e pesquise depois sobre essas representações e referências. Com certeza elas têm alguma ligação com a cultura americana e vão ser importantes para o seu aprendizado do idioma.
Essa é uma super dica para você aproveitar muito mais essa experiência. Assistindo ao filme legendado, você encontrará sessões menos lotadas e em horários mais alternativos. Além disso, poderá captar bem as expressões e atuações do grande elenco participante do filme com áudio original.
Aproveite também para convidar outros amigos que estão estudando inglês para assistirem com você. Depois da sessão, vocês podem se reunir e discutir o filme em inglês, discorrendo sobre a narrativa, diálogos, e o que mais de curioso tiverem achado sobre o longa-metragem.
O mais importante desta dica é aproveitar o filme e encontrar e praticar o inglês da forma mais natural e confortável para você. Afinal, aprender pode (e deve) ser divertido!
******
Por fim, apesar das críticas e controvérsias, a Barbie continua sendo um ícone cultural nos Estados Unidos e em muitos outros países ao redor do mundo. Ela se reinventou ao longo dos anos, adaptando-se às mudanças na sociedade e na cultura popular, mantendo-se como uma figura de inspiração e diversão para muitas crianças e colecionadores.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado