Biblioteca: muito além do espaço físico

No mês de abril, são comemorados o Dia Nacional da Biblioteca (09/04), no Brasil, e a National Library Week (4 a 10/04), nos Estados Unidos.

Ambas as datas promovem a ideia de que as bibliotecas se estendem muito além de seus espaços físicos. Em tempos de pandemia e em um mundo em constantes mudanças, as bibliotecas promovem o acesso à informação de qualidade, além de oferecerem oportunidades para que mais pessoas possam explorar novos mundos por meio do acesso à tecnologia, programas educacionais e culturais.

A biblioteca do Ibeu é um lugar para aprender e trocar experiências. Nossa missão é conectar leitores e construir conhecimento, além de estimular a descoberta e a colaboração. Em nossa biblioteca, você tem acesso a cerca de 20 mil itens, como livros, revistas, filmes, documentários e musicais que divertem e ampliam o conhecimento.

Nossas atividades promovem a língua inglesa e a cultura norte-americana, encorajando o protagonismo de nossos alunos. São elas: storytelling, Blind Date with a Book (encontro às escuras com um livro), Ibeu Book Swap (feira de troca de livros e gibis do Ibeu), Ibeu BookTubers (concurso cultural que incentiva nossos alunos a serem Booktubers por um dia, promovendo e indicando novas leituras), Book Hunt (explore o muito da literatura e conheça autores clássicos e contemporâneos em nossa caça aos livros) e Maker Day Brasil (evento gratuito realizado anualmente em que os American Spaces, no Brasil, promovem atividades que incentivem uma nova geração de criadores e fazedores a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades). Além disso, promovemos atividades temáticas, como na época de Páscoa e Natal.

A biblioteca do Ibeu também promove lives e faz curadoria de atividades online gratuitas e dicas de leitura.

Disponibilizamos, ainda, uma coleção digital de recursos de informação confiáveis dos Estados Unidos, por meio da biblioteca virtual eLibraryUSA.

O acesso e o empréstimo do acervo aos alunos continuam acontecendo, seguindo todos os protocolos de segurança descritos em nossa cartilha, assim como o Ibeu BookTubers, a eLibraryUSA, a curadoria de atividades online e dicas de leitura. As demais atividades retornarão quando voltarmos ao presencial.

You Might Also Like