Pesquisar

Galeria de Arte do Ibeu reinaugura seu espaço com a exposição “Como sobreviver a um naufrágio”

Postado em: 25 agosto , 2022

Compartilhe com:

Galeria de Arte do Ibeu reinaugura seu espaço com a exposição “Como sobreviver a um naufrágio”

Após um longo período sem atividades presenciais por conta da pandemia, a Galeria de Arte Ibeu reinaugurou o seu espaço de exposições no Jardim Botânico com a exposição “Como sobreviver a um naufrágio”, do artista Márcio Diegues.

A mostra apresenta um recorte da produção recente de Diegues, com um resgate do projeto expositivo realizado na Galeria Ibeu em março de 2020, cuja exibição precisou ser interrompida por conta do início do período de lockdown em nosso país.

O mar da cidade do Rio de Janeiro foi uma das inspirações de “Como sobreviver a um naufrágio”, composta de desenhos, objetos, gravuras e um desenho instalativo de grande formato. Com curadoria de Cesar Kiraly, a exposição é “composta de que partilham a experiência do naufrágio, da ruína e da falência mimética como ponto de fissura visual e conceitual com a realidade”.

“Uma das coisas importantes na minha produção foi ler uma antologia escrita por um português no século XVII, que é uma coletânea das histórias de naufrágio que acontecem desde o século XV, a partir da ida para as Índias. Nessas histórias, o mais notável eram os afundamentos, como eram violentos e como se perdia uma ideia de planejamento, um objetivo a cumprir.”, explica o artista.   

A partir desses relatos, Diegues passa a pensar o naufrágio como uma metáfora visual e conceitual, já que não é apenas o corpo físico que afunda, mas também a ideia de um objetivo que não consegue se concluir. Este conceito inspirou o artista a produzir gravuras, cadernos de desenho e a coletar imagens que tinham a ver com a vivência no Rio de Janeiro, buscando o sentido da representação do mar.

“Não represento a água em si, mas a ideia de que todo objeto afunda em um lugar, em uma dimensão. Isso ajuda a entender que o mar é uma dimensão imaginária e isso me ajuda a desenvolver meus trabalhos. Tem também uma ideia contemporânea de o naufrágio ser uma falência de uma superestrutura, que pode ser um barco ou submarino, mas também um objetivo de vida, algo que foi planejado e não deu certo. A ideia de naufrágio também fala de traumas, desse processo de mergulho em si mesmo.”, conclui.

O evento de reinauguração da Galeria de Arte Ibeu aconteceu no dia 10 de agosto, das 17h às 20h. Na ocasião, às 19h, o público também pôde conhecer o trabalho do Coral do Ibeu, que apresentou algumas canções de seu repertório.

Sobre o artista:

Márcio Diegues (1988-General Salgado, SP) é artista e professor,  pesquisa o desenho como fio condutor de suas relações com a  paisagem e o espaço, desdobrando-o em gravuras, livros de artista,  objetos, instalações, ações de coleta e obras site specific. É graduado  em Artes Visuais pela UEL, Londrina, em 2012, e mestre em  Linguagens Visuais pela EBA-UFRJ, em 2017. Atualmente reside em Belo Horizonte-MG e é doutorando e professor assistente de desenho no Departamento de Desenho da EBA-UFMG.

“COMO SOBREVIVER A UM NAUFRÁGIO”
Inauguração: 10 de agosto, de 17h às 20h
Visitação: 11 de agosto a 02 de setembro de 2022
Funcionamento: Quartas e quintas, de 13h às 19h; sextas, de 12h às 18h
Local: Galeria de Arte Ibeu
Endereço: Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico
Tel.: 3239-2863
Contato: cultural@ibeu.org.brENTRADA FRANCA
– Uso de máscaras recomendado, porém, não-obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

OUTROS POSTS

Women ‘s Equality Day: Reunimos conteúdos incríveis para te inspirar nesta data!

O Dia da Igualdade da Mulher (Women ‘s Equality Day) é comemorado nos Estados Unidos no dia 26 de agosto. A data foi escolhida para...
26 agosto, 2022

Programação Cultural – Maio 2017

24 maio, 2017

16 junho – Ithamara Koorax

Centro Cultural Ibeu convida 9 de Junho – ITHAMARA KOORAX (mpb/jazz) O Centro Cultural Ibeu convida a cantora Ithamara Koorax para a apresentação do show ...
30 maio, 2016

12 maio – Mauro Senise e Gabriel Geszti

O saxofonista e flautista Mauro Senise lança neste primeiro semestre seu novo projeto, “Amor até o fim – Mauro Senise toca Gilberto Gil”, que será...
3 maio, 2016

28 abril – Coral do Ibeu

Centro Cultural Ibeu apresenta CORAL DO IBEU 28 de abril (quinta-feira), às 19h Entrada Franca Distribuição de senhas 1h antes do show O Coral do...
20 abril, 2016

10 março – Jazz, MPB e Outras Bossas

Centro Cultural Ibeu apresenta JAZZ, MPB e OUTRAS BOSSAS convidados TARYN e CLAUDIO INFANTE (Instrumental) 10 de Março, às 19h Dino Rangel(guitarra) Jefferson Lescowich (contrabaixo)...
7 março, 2016

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado