Pesquisar

Podcast em sala de aula: Professor do Ibeu desenvolve projeto com seus alunos

Postado em: 24 agosto , 2022

Compartilhe com:

Podcast em sala de aula: Professor do Ibeu desenvolve projeto com seus alunos

Aprender inglês não é uma fórmula exata. No mundo tecnológico em que vivemos as possibilidades e metodologias se expandiram para fora dos manuais. Os alunos são cada vez mais participativos e constroem o próprio aprendizado junto de seus professores.

Mas cabe aos mestres serem verdadeiros mediadores do conhecimento dentro e fora da sala de aula. O professor do Ibeu, Franklin Santos, é um desses profissionais que promove metodologias ativas para seus alunos. Ele os ajudou em um projeto que envolvia música, podcast, e, claro, a língua inglesa.

Leia abaixo o relato dele sobre essa super experiência bilíngue.

“Eu achei que seria uma boa ideia ter meus alunos produzindo seus próprios podcasts depois que vi o trabalho que nossa colega, a professora Carla Ribera, fez com seus alunos sobre línguas em extinção. Entrei em contato com ela que me falou como seus alunos estavam animados com o projeto, e como estavam trabalhando seriamente para produzir os podcasts. Eu vi algumas fotos dos alunos da Carla e então fiquei bastante animado com a proposta! Como eu tinha uma turma de avançado 1 na Filial Botafogo, decidi fazer esse projeto também.

Naquele momento meus alunos estavam estudando cultura em geral e música era um dos tópicos de discussão. Eu poderia ter escolhido qualquer outro aspecto cultural para a produção do podcast: escolhi música, porque esse tópic sempre desperta entusiasmo nos alunos independente da idade ou background deles.

Após a escolha do tópico, eu organizei o projeto de modo que se integrasse ao planejamento da turma. Decidi que três aulas seriam suficientes para que meus alunos trouxessem suas ideias, as escrevessem, ensaiassem o conteúdo do podcast e, finalmente, o gravassem. A primeira parte do projeto – um brainstorm de ideias – foi realizada na nossa aula regular, enquanto que a segunda parte – o ensaio e a gravação – foi feita no Makerspace da Filial Botafogo.

No primeiro dia, os alunos se dividiram em grupos para falarem sobre seus gostos musicais e enumerarem os diferentes gêneros musicais e suas características. Depois, eu expliquei a eles o Projeto Podcast Musical que iríamos desenvolver e pedi que em seus grupos eles decidissem como lidariam com o tópico música. Eu dei algumas opções a eles como, por exemplo, banda favorita, cantor favorito, instrumentos musicais, ou um artista revelação, mas os deixei livres para escolher o que e como trabalhar o assunto.

No segundo dia, cada grupo já havia decidido o tópico principal e começaram a trabalhar no primeiro rascunho do podcast. Ao final da aula, todos os grupos já tinham o rascunho pronto. Como dever de casa eles deveriam fazer a revisão do texto e compartilhar comigo.

No terceiro e último dia do projeto, todos estavam prontos para ensaiar e gravar seus podcasts. Alguns alunos estavam um pouco relutantes em gravar sua própria voz, mas ao mesmo tempo estavam entusiasmados com o fato de fazer algo diferente começando do zero. Depois de alguns ensaios eles se sentiram mais confiantes e fizeram a gravação.

Finalmente, os grupos apresentaram seus podcasts para a turma. Eu dei a eles duas opções: eles poderiam tocar o podcasts para os colegas de turma durante a aula ou postar suas produções em nossa Google Classroom e todos teriam acesso aos podcasts. Estas duas formas de apresentação foi uma estratégia usada para que tanto os alunos mais extrovertidos quanto os mais tímidos pudessem participar de maneira confortável. Como professor, eu estava feliz em ver que os alunos estavam se divertindo e aprendendo/usando o inglês de uma forma prática e real.”

Texto escrito por: Franklin Santos, professor do Ibeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

OUTROS POSTS

Alunos norte-americanos passam 6 semanas no Rio de Janeiro, aprendendo Português para Estrangeiros no Ibeu.

Neste ano completamos 41 anos de parceria com a Universidade da Flórida. No Programa UF in Rio, os alunos norte-americanos passam 6 semanas no Rio...
31 agosto, 2022

Estudante da universidade de YALE conta a sua experiência com o programa do IBEU

O IBEU e a ‘Sessão de Verão de Yale em Paraty e no Rio de Janeiro’ me proporcionaram a oportunidade única de aprender de primeira mão sobre os modos de vida dos residentes brasileiros durante a parte de hospedagem em casa de família do programa e, ao mesmo tempo, expandir esses estudos etnográficos com uma base do legado histórico do Brasil através de nossas aulas acadêmicas.
4 agosto, 2022

Aprender inglês através de projetos? Conheça o novo curso Kids do Ibeu e entenda a dinâmica da metodologia aplicada.

Diferente do curso Kids tradicional, o novo curso Kids não utiliza livros didáticos, e sim uma metodologia baseada em projetos, que chamamos de Problem Based...
1 agosto, 2022

Go Skate Boarding Day

O “Go Skateboarding Day” celebra o Dia Mundial do skate e contou com uma programação repleta de atividades e desafios. O Rio de Janeiro entrou...
12 julho, 2022

Projeto Book Lab:  o aluno escreve e ilustra seu próprio livro

O Book Lab é um projeto de livros autorais, em que o aluno escreve e ilustra seu próprio livro, estimulando sua capacidade de ler, falar e escrever...
12 julho, 2022

O Uso de Podcasts em Sala de Aula

A pandemia de COVID-19 me colocou frente a frente com um modo de ensinar inglês onde invariavelmente meus alunos eram mais do que nunca, a...
22 junho, 2022

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado