Universidade de Harvard: a mais antiga instituição de ensino superior dos EUA

Você sabia que há exatos 383 anos, no dia 08/09, a Universidade de Harvard foi fundada na atual cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts? Apesar da controvérsia em relação à data (alguns defendem que o correto é dia 28/10), Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior dos EUA.

Confira algumas curiosidades sobre a universidade:

1) No início, ela era chamada de New College. Apenas em 1639, recebeu seu nome atual em homenagem ao primeiro benfeitor da universidade, John Harvard, que doou toda a sua biblioteca e metade de suas propriedade à universidade. Atualmente, há uma estátua dele no campus.

2) A Universidade de Harvard possui a maior biblioteca acadêmica dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.

3) Harvard é a universidade mais rica do país. O orçamento da instituição foi de US$ 36 bilhões em 2017, segundo estudo anual da Associação Nacional de Dirigentes de Negócios de Colégios e Universidades e do Commonfund Institute.

4) 7 presidentes dos EUA se formaram em Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt, Theodore Roosevelt e Barack Obama.

(Official White House Photo by Pete Souza)

5) Além deles, personalidades como Bill Gates, ex-presidente da Microsoft, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e a atriz Natalie Portman também foram alunos da universidade.

6) A faculdade de Harvard é tão antiga que, quando foi fundada, a matéria “Cálculo” não era oferecida porque ainda não tinha sido inventada — ela só surgiu no fim dos anos 1600.

Uma dica para quem está no país americano é visitar o campus da universidade, que é cheio de árvores e de prédios do estilo georgiano (aquele de tijolinhos vermelhos). Na Harvard Square, você pode se informar melhor sobre o tour guiado que vale muito a pena fazer.

Conta pra gente: você já conhecia essas curiosidades sobre Harvard?