Pesquisar

Conheça mais sobre os Exames Internacionais e para que servem

Postado em: 13 janeiro , 2020
Programa de High School no Brasil: vale a pena?

Se já passou pela sua cabeça estudar ou trabalhar no exterior, você sabe que precisa comprovar proficiência na língua inglesa. Para isso, é necessário realizar um exame internacional. Seja TOEFL iBT®, ECCE ou ECPE, obter um certificado internacional é um passo importante para quem quer crescer profissionalmente ou simplesmente atestar o grau de conhecimento no idioma. E o IBEU oferece cursos preparatórios para garantir que você passe neles! Saiba mais sobre cada exame abaixo:

TOEFL iBT®

O TOEFL serve para fins estudantis, profissionais e para certificar proficiência na língua. Sua pontuação é aceita em mais de 10 mil instituições de ensino em cerca de 150 países. No teste, é avaliada a capacidade de utilizar e entender a língua inglesa da forma como ela é ouvida, falada, lida e escrita.

O TOEFL iBT® é realizado em inglês e aplicado via internet. Demora cerca de três horas e é dividido em quatro seções (reading, listening, speaking e writing). Cada parte vale 30 pontos somando um total de 120 pontos. Não há uma pontuação de aprovação ou reprovação: cada instituição de ensino superior define seus próprios requisitos.

O exame é aplicado mais de 50 vezes ao ano, e seu resultado é válido por dois anos após a data de realização. O interessado pode refazê-lo quantas vezes desejar, contanto que não faça mais de uma vez em um período de três dias.

ECCE

O ECCE é um exame de Michigan Language Assessment direcionado a quem tem um nível pós-intermediário de inglês. O teste cobre o conteúdo do nível B2 do Marco Comum Europeu e é recomendado aos alunos do IBEU que estão terminando os níveis Avançado 2 e Master Flex 2.

Seu certificado, válido permanentemente, pode ser usado como evidência de competência em língua inglesa para objetivos pessoais, educacionais e profissionais.

Formato da prova:

  • Compreensão auditiva – 30 minutos
  • Gramática, vocabulário e compreensão escrita – 90 minutos
  • Produção escrita – 30 minutos
  • Expressão oral – 15 minutos (geralmente na parte da tarde no mesmo dia da prova escrita)

ECPE

Também de Michigan Language Assessment, o ECPE é reconhecido internacionalmente como documento oficial de proficiência avançada na língua inglesa em contextos educacionais ou profissionais, além de poder ser requerido para ingressar em uma universidade estrangeira ou em seleções de empresas multinacionais. O teste cobre o conteúdo do nível C2 do Marco Comum Europeu e é recomendado aos alunos do nível ECPE Prep. Assim como o ECCE, o exame compreende as quatro habilidades da língua, e seu certificado possui validade permanente.

Formato da prova:

  • Produção escrita – 30 minutos
  • Compreensão auditiva – 35 a 40 minutos
  • Gramática, cloze reading, vocabulário e compreensão escrita (GCVR) – 75 minutos
  • Expressão oral – 30 a 35 minutos (geralmente na parte da tarde no mesmo dia da prova escrita)

A pontuação do ECCE e do ECPE vai até mil. O candidato que fizer até 645 pontos é reprovado. Já aquele que atingir uma pontuação igual ou superior a 840 nas quatro seções receberá um Certificado de Competência com Honras.

Não deixe para agendar sua prova em cima da hora e lembre-se de que caso não alcance um bom resultado de primeira, os Exames Internacionais podem ser refeitos. Para se preparar, é importante praticar as habilidades de reading, listening, speaking e writing com os cursos preparatórios que o IBEU oferece, além de sermos também um centro aplicador oficial de Exames Internacionais. As filiais que possuem preparatório para TOEFL são Barra Shopping, Botafogo, Copacabana, Madureira e Tijuca 1. Já o preparatório para ECCE é feito em Caxias. E para ECPE, no Barra Shopping, Campo Grande, Copacabana, Freguesia, Icaraí, Ilha, Madureira, Méier, Novo Leblon e Tijuca 1.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado