Saiba como participar do Clean Up the World

Que o meio ambiente tem sofrido uma série de mudanças negativas devido ao impacto da ação humana, todo mundo já sabe. O que poucos mostram ter consciência é que nós somos os únicos responsáveis por preservar o lugar em que vivemos para nós e para as próximas gerações.

Quer fazer parte da mudança que o planeta precisa? Vem aí o Clean Up The World, junte-se ao Ibeu!

No dia 21 de setembro, acontecerá o evento “Clean Up The World”, o qual promove um mutirão de limpeza de vários ambientes, como praias, parques, lagos e praças, realizado por voluntários. O mais legal é que se trata de uma ação mundial simultânea.

Seja um voluntário, participe! Convide seus amigos e a família 🙂

Pontos de encontro e horários da ação:

BARRA DA TIJUCA – Praia da Barra (na Barraca do Pepê) – 10h às 13h
CAXIAS – Praça Humaitá (na banca de jornal) à Praça Roberto Silveira – 14h às 17h
COPACABANA – Praia de Copacabana (na altura do Copacabana Palace) – 10h às 13h
ICARAÍ – Praia de Icaraí (na altura da Reitoria da UFF) até o Clube Central – 10h às 13h
ILHA – Praia da Bica (na Praça Jerusalém, em frente ao Provisório) – 10h às 13h
IPANEMA – Praia de Ipanema (na Pedra do Arpoador) até a altura da Rua Garcia D’Ávila – 10h às 13h
LAGOA – Parque dos Patins (na altura do heliponto) – 10h às 13h
MADUREIRA – Parque de Madureira (em frente ao Palco do Samba) – 14h às 17h
RECREIO – Praça Tim Maia (ao lado da pista de skate) – 10h às 13h

Inscreva-se aqui  para garantirmos que receba seu kit de limpeza.

Orientações importantes

No dia do mutirão, os participantes devem usar calçado fechado, para não correr o risco de se cortar, boné/chapéu e protetor solar. Além disso, não será permitida a entrada de nenhum voluntário na água das praias/lagoas durante a ação.

Luva e sacolas serão entregues para o recolhimento do lixo. Quando for achado qualquer material cortante ou perfurante, acionar o coordenador para que este providencie a coleta de acordo com a necessidade de cada item. Aconselha-se levar água ou comprar no local.

É recomendável que os menores de dezesseis anos compareçam ao evento acompanhados de seus respectivos responsáveis. Idosos devem evitar carregar muito peso.

Sobre a coleta do lixo

Para a coleta, cada voluntário usará apenas uma luva e irá segurar a sacola com a outra mão. O peso de cada sacola cheia é, em média, de 1,5 quilos. No fim da ação, o coordenador fará uma estimativa de quantas sacolas foram recolhidas para calcular a quantidade de lixo.

Sobre o Clean Up The World

O Clean Up The World é uma ação de proporção mundial em prol da preservação do meio ambiente que consiste na limpeza de locais realizada por voluntários. O projeto foi criado em 1993, na Austrália, mas avançou aos longos dos anos e atualmente é realizado em 133 países, mobilizando mais de 35 milhões de pessoas. O mutirão de limpeza acontece em todos os países, simultaneamente, no terceiro fim de semana de setembro. Esta é a 17ª vez que o Brasil participa do projeto.

Para ler mais sobre o projeto, acesse o site oficial: https://www.cleanuptheworld.org/news

 

You Might Also Like