Pesquisar

Como sobreviver a um naufrágio – Referências e Literaturas | Post 3

Postado em: 9 junho , 2020
Marcio%2BDiegues%2B2019 01%2B0106 Como sobreviver a um naufrágio – Referências e Literaturas | Post 3

Hipupiara (V. I.) (~). I – Hipupiaras, assim como os botos e as Mães D’água, são mitos indígenas ligados à imaginária aquosa, eles existem desde antes da chegada dos portugueses e Jesuítas ao Brasil. Estes seres raros representam o perigo daquilo que habita as águas e eram para os índios monstros antropofágicos.
II – Padre José de Anchieta, apóstolo, pregador, etnógrafo e cronista, prestou um grande trabalho documental junto com seu irmão de hábito, Padre Manoel da Nóbrega, desde sua chegada ao Brasil em 1553, de onde nunca mais saiu. Entre suas cartas e coletas de relatos, ele narra parte deste conto aquático antigo dos indígenas: “Há também nos rios outros fantasmas, a quem chamam IGPUPIARA, isto é, que moram n’água, que matam do mesmo aos índios. Não longe de nós há um rio habitado por cristãos e que os índios atravessavam outrora em pequenas canoas, que fazem de um só tronco ou de cortiça, onde eram muito afogados por eles.” Padre José de Ancheita. (CASCUDO, Câmara. Antologia do Folclore Brasileiro. p. 25.)
III – Ao longo das influencias europeias, os Hipupiaras foram sendo conhecidos como a Iara, sofrendo uma deformação visual a partir do sincretismo com a sereia europeia: moça branca e loira, corpo metade peixe, jovem bela e sedutora, cantando sobre as margens das praias e lagos. Aqui, percebemos como a imaginária é plástica, transmuta-se, abrigando sobre o mesmo sintoma mítico da água, roupagens diferentes para a lenda se escamar e escamar nossa imaginação em um inventário formal de formas imaginantes.
IV – Mário de Andrade, em sua célebre obra literária, “Macunaíma” apresenta esse ser, o Hipupiara, diluído em vários trechos da narrativa, onde o herói brasileiro, Macunaíma, teme se aventurar nas águas com medo de seus perigos. Na passagem final de sua aventura, Macunaíma é seduzido por uma bela moça traiçoeira do lagoão, e assim Mário de Andrade nos escreve: 
“E a Uiara vinha chegando outra vez com muitas danças. Que boniteza que ela era!… Morena e coradinha que nem a cara do dia e feito o dia que vive cercado de noite, ela enrolava a cara nos cabelos curtos negros negros como as asas da graúna. Tinha no perfil duro um narizinho tão mimoso que nem servia pra respirar. Porém como ela só se mostrava de frente e afastava sem virar Macunaíma não via o buraco no cangote por onde a pérfida respirava (Guelras). E o herói indeciso, vai-não-vai. Sol teve raiva. Pegou num rabo-de-tatu de calorão e guascou o lombo do herói. A dona ali, diz que abrindo os braços mostrando a graça fechando os olhos molenga. Macunaíma sentiu fogo no espinhaço, estremeceu, fez pontaria, se jogou feito em cima dela, juque! Vei chorou de vitória. As lágrimas caíram na lagoa num chuveiro de ouro e de ouro. Era o pino do dia.

Quando Macunaíma voltou na praia se percebia que brigara muito lá no fundo. Ficou de bruços um tempão com a vida dependurada nos respiros fatigados. Estava sangrando com mordidas pelo corpo todo, sem perna direita, sem os dedões sem os cocos-da-Baía, sem orelhas sem nariz sem nenhum dos seus tesouros.” Macunaíma – Mário de Andrade. P. 124.
V – Como um ser mítico sem imagem definida, criatura que se esconde dentro das nascentes, que nasce com a água e vive nela, os Hipupiaras são o não-ver que operam o ver, a presença monstruosa que atiça a imaginação, que remodela as formas do (in)visível aquoso, e mesmo sobre o cruzamento da miscigenação, a lenda carrega a força líquida da água, do assombramento que os olhos d’água dão a ver quando se revelam – quando dão de comer a nossa imaginação sedenta, quando se ocultam, quando nossa imaginação se torna devorada pelo poder imaginante do mito, atualizando-o.
VI – O não-ver dos Hipupiaras é tão agudo quanto não escutar o canto das sereias que Franz Kafka nos apresenta em seu texto: “O silencio das sereias”, publicado em 1984, na folha de São Paulo. No presente texto, Kafka nos relata a manobra de Ulisses ao colocar cera nos ouvidos e se acorrentar ao mastro do navio, para evitar a sedução desses belos monstros. Com o barco se aproximando dos rochedos onde esses seres mitológicos ficavam, Kafka nos descreve o silêncio adotado pelas sereias como algo inescapável, e enquanto o barco passava próximo a elas, seu silencio desenhava na cabeça de Ulisses um canto que só ele escutava por acreditar escutar, por ver elas cantando sem, no entanto, elas cantarem. E assim Kafka nos fala:
“E de fato, quando Ulisses chegou, as poderosas cantoras não cantaram, seja porque julgavam que só o silêncio poderia conseguir alguma coisa desse adversário, seja porque o ar de felicidade no rosto de Ulisses – que não pensava em outra coisa a não ser em cera e correntes – as fez esquecer de todo e qualquer canto.

Ulisses no entanto – se é que se pode exprimir assim – não ouviu o seu silêncio, acreditou que elas cantavam e que só ele estava protegido contra o perigo de escutá-las. Por um instante, viu os movimentos dos pescoços, a respiração funda, os olhos cheios de lágrimas, as bocas semi-abertas, mas achou que tudo isso estava relacionado com as árias que soavam inaudíveis em torno dele. Logo, porém, tudo deslizou do seu olhar dirigido para a distância, as sereias literalmente desapareceram diante da sua determinação, e quando ele estava no ponto mais próximo delas, já não as levava em conta.” KAFKA, Franz.
VII – Entre o não-cantar e o não-ver, há o ouvir o canto silencioso da forma e o olhar ruidoso do invisível como um ato de fé e de crença, o ver mitológico se funde com as formas mesmas de se ver os mitos, com a ânsia de buscar criar imagens para o invisível, e, como no canto das sereias, ou no mistério submerso dos Hipupiaras, o olho se torna um órgão assombrado e metamorfo – um dispositivo trans-ocular que escuta e vê os ruídos do impossível amplificando-os nas imagens que pode vir a criar.
VIII – Querer ver os Hipupiaras é desejar perder a água dos próprios olhos. É ver os poços do olhar se tornarem vermelhos de sangue, como a poça onde Macunaíma se transformou em lenda. Ver os Hipupiaras é desenhar o silencio imortal que as sereias riscam em nossos olhos – sob o traço do mito.
| “Como sobreviver a um naufrágio – Referências e Literaturas”: série dedicada a postagens relacionadas à pesquisa do artista Márcio Diegues, contendo trechos e anexos de sua dissertação “Entre o mar e o vento: o desenho como membrana”, apresentada no PPGAV-EBA-UFRJ em 2017. Todos os textos são de autoria de Márcio Diegues. Este conteúdo também está disponível no Instagram da Galeria Ibeu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

CORAL DO IBEU na cerimônia de abertura da exposição “Caminhos da Independência”, realizada pela Fundação Biblioteca Nacional

Criado em 1962, o Coral do Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, tem como objetivo desenvolver a percepção e a habilidade musical de seus integrantes, bem como...
31 outubro, 2022

Catálogo – 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

A 1ªedição do Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online foi lançada com o objetivo divulgar a produção contemporânea de arte brasileira realizada em 2020,...
20 abril, 2021

Vicente Brasileiro | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

Até onde a vista não alcança Fotografias digitais em papel Hahnemühle 50x37cm | (2020) Vicente Brasileiro (@brasileirovicente) é artista visual, vive e trabalha em São...
22 fevereiro, 2021

Thomaz Meanda | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

Morte residual Tríptico – Lápis dermatográfico s/ papel brilhante 60x146cm (2020) Thomaz G. Meanda (@thomazgmeanda), paulista, vive atualmente na capital de São Paulo, atua nas...
22 fevereiro, 2021

Sandra Gonçalves | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

  Pandemia 1 – Série Limbo Fotografia Digital s/ papel algodão | 100x100cm (2020) Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves (@@sandragoncalves) nasceu no Rio de Janeiro...
18 fevereiro, 2021

Rodrigo Westin | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

  Mais uma, menos uma. Série Vazios da quarentena Técnica mista sobre tela | 20x30cm. (2020) Rodrigo Westin (@rodrigowestin) é Doutorando em Artes Visuais –...
18 fevereiro, 2021

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado