Dicas de Inglês para se dar bem em entrevistas

Dicas de inglês para se dar bem em entrevistas

Chegou o tão esperado e-mail convocando para a entrevista de emprego. Mas, no meio do caminho, uma informação que parece assustadora: a entrevista será em inglês.

Tão importante quanto saber falar inglês é saber como conduzir as respostas   de forma calma, mantendo a respiração controlada e sabendo como expressar suas opiniões.

Descubra agora dicas que vão ajudar a se preparar – ainda melhor – e não ter medo nenhum da entrevista de emprego em inglês!

Seja objetivo nas respostas

Por mais que o nervosismo nos faça falar mais – e mais rápido – tente controlar o quanto vai falar. Quanto mais a resposta se estender, maiores as chances de cometer erros na estrutura e formulação das frases. Mas isso também não significa responder as questões apenas com “Yes” ou “No”. O importante é passar suas ideias de forma simples, mas de forma que possa ser entendida. Use frases curtas e não “emende” um assunto no outro – espere o entrevistador mudar o foco da questão.

Estude termos relacionados à sua área

Conhecer os termos mais utilizados na sua área de atuação é fundamental para ter bons resultados em uma entrevista de emprego em inglês. Dominar a linguagem técnica demonstra não só o conhecimento do idioma, mas também a atualização nos estudos (em muitas áreas de atuação é bastante comum que grande parte do material de estudo seja em inglês).

Pesquise nos buscadores textos de universidades renomadas para estudar. Sublinhe os termos mais difíceis e busque mais informações sobre eles. Para não se arriscar com a pronúncia, vale tirar a dúvida com o professor.

Assista a filmes e ouça músicas em inglês

Nos dias que antecedem a entrevista, quanto mais contato como idioma você tiver, melhor. Assistir filmes e ouvir músicas em inglês ajuda a familiarizar o ouvido com estruturas frasais, além de ajudar com o vocabulário.

Aproveite também para soltar o cantor que existe em você: ao ouvir a sua voz fica mais fácil identificar erros de pronúncia e dificuldades com palavras específicas.

Ler livros ou notícias também conta: a leitura é uma das melhores formas de memorização e aprendizado. Você pode:

  • Buscar livros na biblioteca da sua escola de inglês;
  • Pedir indicação de livros para amigos;
  • Procurar versões em inglês de livros que já foram lidos em português (isso facilita bastante a leitura).

Se tiver a oportunidade, converse com um amigo que também fala inglês: treinar transformar suas ideias em português para palavras em inglês vai fazer toda a diferença.

Faça um bom curso de inglês

Para estar sempre pronto para as melhores oportunidades, nada melhor do que se preparar sempre. Escolher um curso de inglês que seja reconhecido e que possa fornecer certificados oficiais sobre o seu aprendizado é essencial.

Além disso, durante a sua preparação pessoal você vai contar com um suporte para seu aprendizado e para tirar suas dúvidas.

Investir em você é o primeiro passo para crescer de verdade na carreira.

Quer mais dicas? Acompanhe as novidades do nosso blog e fique por dentro agora mesmo. Acesse portal.ibeu.org.br e faça o cadastro para não perder nenhuma novidade!