Aprendendo Inglês com música

Você é daqueles que ouvem uma música e já começam a cantar junto? E dá para aprender e praticar inglês cantando? Claro que sim! O aprendizado de uma língua estrangeira não se dá apenas em sala de aula. Ele se amplia na medida que praticamos no nosso dia a dia. E nada melhor para praticar o inglês do que em atividades que gostamos, pois nos dão motivação, o que aumenta nossa disposição psicológica para o aprendizado, como esclarece a neurociência. E a música é perfeita para isso! Então, vamos lá! Veja as dicas abaixo:

Usar um app

Existem vários apps para desenvolver o inglês a partir de músicas. Lyrics Training é um dos mais famosos por ser fácil de usar e muito útil. Você pode escolher suas músicas favoritas ou escolher por nível de dificuldade na língua. Você assiste ao vídeo, ouve a música e vai completando as lacunas na letra. Há ainda o modo karaokê para cantar junto.

Testar sua habilidade auditiva

Você pode escolher uma música que goste e ouvi-la várias vezes. Preste atenção em quantas palavras você consegue identificar.

Praticar entonação, acentuação e ritmo da língua

Ouvir e cantar junto ajuda a prestar atenção na entonação, na ênfase nas sílabas, nas palavras que são ditas juntas (blending) formando um bloco e no ritmo da língua. Todos esses elementos conferem sonoridade à língua, e a música ajuda a entendê-los melhor.

Praticar a pronúncia

Essa dica é muito conhecida, mas não podemos nos esquecer dela. Afinal, quem não entende como pronunciar o diferente som do TH em inglês depois de ver o Steven Tyler cantando I Don ‘t Wanna Miss a Thing? É só por o clipe para rodar e prestar atenção. Depois é só cantar junto.

Aprender com os clássicos

Está começando a aprender inglês? Sente dificuldades em entender as canções? Pratique com os clássicos: Elvis, Sinatra ou os Beatles. Você vai aprender e perceber que a pronúncia deles é bem clara e facilita o entendimento.  

Desafio para os fortes

Você é fera no inglês? Então, encare um desafio old school. Ouça uma música e tente escrever a letra enquanto escuta. Isso mesmo, sem buscar a letra no Google. E vamos ver o quanto você consegue identificar e entender a letra da música. 

O mais importante que estamos falando aqui é de lançar mão de um recurso prazeroso que é a música. Música envolve, anima e emociona. E trazer a emoção contribui para fomentar o processo de aprendizado. Agora, escolha sua dica e solte a voz!

 

Samara Camilo
Coordenadora acadêmica do Ibeu

You Might Also Like