Ex-alunos Access visitam navio

Ex-alunos do Access visitam navio americano

Um grupo de ex-alunos do Programa Access visitou o navio USS Wasp, na última sexta-feira (1º/11), a convite do Consulado Americano. O navio de assalto anfíbio USS Wasp (LHD-1), da US Navy, chegou ao Rio de Janeiro, na quinta-feira (30), vindo do Japão a caminho de sua nova base, em Norfolk, na Inglaterra. Na ocasião, os ex-alunos, pertencentes às filiais Madureira, Campo Grande e Freguesia, interagiram em inglês com os militares americanos e realizaram um tour pela embarcação.

Além de conhecerem hangar, pista de pouso, hospital, enfermaria e área de desembarque de equipamentos, os jovens tiveram a oportunidade de ver helicópteros usados em transporte e resgate, conversaram sobre a rotina de trabalho a bordo e sobre curiosidades como horários de folga da tripulação. Os alunos ficaram bastante impressionados e satisfeitos em poder ver de perto um navio militar.

O navio

O navio partiu com fuzileiros navais e marinheiros da Argentina, Brasil, Colômbia e El Salvador, a fim de fornecer conhecimento anfíbio e cultural da América do Sul. Em Valparaiso, no Chile, embarcou no Wasp uma Combined Task Force (CTF) composta por aproximadamente 20 militares dos EUA, Argentina, Brasil, Chile e Peru. A CTF se concentrará na análise e planejamento de missões para um cenário de assistência humanitária e exercícios de socorro.

Navios de assalto anfíbio são uma gama de classes de navios de combate empregada no desembarque e apoio a forças terrestres, a partir de um assalto anfíbio ao território inimigo. A maior frota dessa categoria de navios é operada pela Marinha dos EUA.

O USS Wasp, navio que dá nome à classe, possui uma tripulação de mil marinheiros e uma capacidade de transportar aproximadamente dois mil marines (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos), além de equipamentos e suprimentos necessários para ações de combate e abastecimento. O navio possui 257 metros de comprimento e desloca 41.182 toneladas em carga máxima. O LHD 1 entrou em serviço em 1989 e é capaz de operar com até 31 aeronaves e diversas embarcações de desembarque.

Programa Access

O Programa Access é uma parceria do Ibeu com a Embaixada Americana, no qual alunos da rede pública aprendem o idioma gratuitamente e participam de atividades culturais. O Access faz parte do Ibeu Faz Bem, projeto cujo objetivo é construir um futuro melhor promovendo o desenvolvimento de jovens talentosos da rede pública de ensino.

 

You Might Also Like