Pesquisar

O Uso de Podcasts em Sala de Aula

Postado em: 22 junho , 2022
IMG-8196

A pandemia de COVID-19 me colocou frente a frente com um modo de ensinar inglês onde invariavelmente meus alunos eram mais do que nunca, a parte mais importante no processo de aprendizado. Mudar o meu modo de ensinar me permitiu ver que por alguns anos meus alunos não eram tão autônomos e criativos como poderiam ser, da mesma forma que minhas aulas ainda continuavam centradas no professor, no caso eu.

Entendi que algo diferente deveria ser feito, então comecei a pensar no que poderia fazer. Sempre me dediquei a conscientizar meus alunos que eles podem ser bem sucedidos em qualquer área a qual eles desejam se dedicar. Por isso, agora acredito que ideias inovadoras podem incrementar o sucesso dos meus alunos.

No início de 2022, fiquei bastante entusiasmada com a possibilidade de adaptar as atividades desenhadas para a modalidade remota para as aulas presenciais. No entanto, tinha uma atividade que eu ainda não havia experimentado – podcast!

Decidi estudar mais sobre podcasts na educação e quanto mais eu estudava mais me convencia que meus alunos deveriam criar seus próprios podcasts. Minha pergunta central era: Qual o objetivo dos alunos criarem um podcast?

A literatura nos mostra que quando os alunos criam seu próprio podcast, mesmo em grupos, eles aprendem a se tornar mais responsáveis pelo seu aprendizado. Dentre todos os benefícios de criar um podcast me chamou atenção especialmente o fato de aumentar a interação entre os alunos bem como incentivar a autonomia do aluno. Essa prática também valoriza a experiência de aprendizado do aluno, reforça a ideia de conteúdo criado por ele, possibilita que um aluno aprenda com o outro,  além de permitir que os alunos contextualizem, personalizem e tenham controle do seu aprendizado. 

Após entender como meus alunos se beneficiariam desta prática, entendi que seria uma excelente experiência para meus alunos do Avançado 3, uma turma híbrida, que estavam trabalhando no tópico “Language at Risk” (Línguas em extinção) e os alunos gostaram bastante da ideia.

No primeiro dia eu usei uma apresentação feita pelo Departamento Acadêmico do IBEU sobre podcasts e organizei os alunos em grupos para que eles pudessem pesquisar, escolher as línguas e discutir o tema. O objetivo era que eles encontrassem uma solução para o problema apresentado.

No segundo dia, os alunos tiveram um tempo para preparar seus discursos. Eles tinham liberdade para trabalhar/debater em qualquer lugar da filial, ou seja, não precisavam ficar na sala de aula.

No terceiro encontro, os alunos gravaram seus podcasts usando o aplicativo por eles escolhido em um dos celulares do grupo. Como a turma é híbrida, alguns alunos estavam remotos e podiam também fazer a gravação de casa.

Após a gravação os alunos postaram os podcasts na Google Classroom com o tópico da unidade, “Language at Risk”.

A atividade foi realizada com sucesso e, segundo os alunos, o processo foi bastante divertido. Eles falaram que estavam tímidos inicialmente mas que depois estavam tão focados no fazer que simplesmente realizaram a tarefa!

Nas aulas seguintes os grupos ouviram o podcasts dos outros alunos e podiam comentar se desejassem.

Fiquei muito feliz com o resultado pois a atividade fluiu melhor do que eu esperava. Agradeci o engajamento e comprometimento dos meus alunos. Também falei para eles que quando eles ouvissem o podcast deles novamente se lembrariam que no IBEU não aprenderam somente inglês. Na verdade, estão sendo preparados para experiências que enfrentarão no futuro. 

Meu desafio agora? Usar podcasts com meu grande e elétrico grupo de alunos no nível intermediário 🙂

Texto escrito por: Carla Ribera, professora do Ibeu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

5 hits de 2023 para aprender inglês com música

O aprendizado de um novo idioma é uma jornada emocionante, repleta de desafios e descobertas. E são várias as abordagens disponíveis para praticar a língua...
1 setembro, 2023

Biografia em inglês: 7 livros para desenvolver o idioma

Dominar o inglês como segundo idioma tem cada vez mais se tornado uma prioridade em um mundo tão globalizado e conectado como vivemos hoje em...
18 agosto, 2023

Por que o inglês é tão importante no mundo dos negócios?

Hey, man! Wassup? Você já recebeu um e-mail no trabalho com várias abreviações em inglês e não entendeu nada? Vamos descomplicar a sua vida hoje. ...
17 novembro, 2022

5 hits de 2022 para aprender inglês com músicas

Aprender um novo idioma pode parecer uma tarefa difícil, que exige muita dedicação e tempo. Mas a vivência e a inclusão do idioma na rotina...
10 novembro, 2022

Alunos norte-americanos passam 6 semanas no Rio de Janeiro, aprendendo Português para Estrangeiros no Ibeu.

Neste ano completamos 41 anos de parceria com a Universidade da Flórida. No Programa UF in Rio, os alunos norte-americanos passam 6 semanas no Rio...
31 agosto, 2022

Podcast em sala de aula: Professor do Ibeu desenvolve projeto com seus alunos

Aprender inglês não é uma fórmula exata. No mundo tecnológico em que vivemos as possibilidades e metodologias se expandiram para fora dos manuais. Os alunos...
24 agosto, 2022

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado