Como se preparar para o TOEFL iBT

O TOEFL iBT é um teste de inglês usado para fins de admissão em universidades estrangeiras, oportunidades de trabalho e até imigração. Segundo o site do ETS, instituição que faz o TOEFL, ele é aceito por mais de 11 mil universidades em 150 países, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e diversos países da Europa. 

Está pensando em fazer o TOEFL iBT? Então, as dicas abaixo podem ser úteis:

  • Familiarize-se com o formato do teste

Antes de fazer a prova, é bom saber exatamente em que ela consiste. Neste link, você encontra a descrição de cada seção do TOEFL iBT – Reading, Listening, Speaking e Writing – e o tempo de duração delas. 

  • Faça simulados

Como diz o ditado, “practice makes perfect”. Quanto mais você treinar, mais confiante estará no dia do exame. No próprio site do TOEFL, há um curso e materiais de preparação gratuitos ou pagos para ajudar você a chegar lá. Você pode ainda comprar um livro didático que venha com simulados. Diversas editoras internacionais oferecem tais materiais. 

  • Pratique outras habilidades envolvidas no teste, além do conhecimento de inglês 

Além de mostrar conhecimento de inglês, você vai precisar desenvolver outras habilidades para fazer o TOEFL. Uma delas é a tomada de notas. Durante a seção de Listening e as “integrated tasks”, você poderá anotar as informações que desejar. Como não há tempo de escrever tudo, é importante desenvolver estratégias de tomada de notas e decidir o que deve ser anotado. 

Outra habilidade necessária no TOEFL iBT é a capacidade de resumir informações. Nas “integrated tasks”, você vai escutar áudios, ler textos e precisará condensar as informações principais do que ouviu e leu oralmente ou em uma redação. 

Finalmente, como a prova é feita em computador, é preciso treinar também a habilidade de digitação, sobretudo na seção de Writing.

  • Aprenda a gerenciar seu tempo

O TOEFL iBT dura 3 horas, e cada parte da prova deve ser feita num tempo especificado. Quando estiver treinando para ele, é importante ficar atento a isso. Tente não perder tempo demais em uma dada questão. Use um cronômetro quando estiver praticando as tarefas da seção de Speaking ou escrevendo as redações da parte de Writing. 

  • Assista às dicas disponíveis no TOEFL TV

Você conhece o TOEFL TV? Ele é um canal no YouTube com diversos vídeos que podem te ajudar a conhecer melhor cada parte da prova, o que é esperado do candidato e como melhorar sua performance. Corra lá e dê uma olhadinha! 

  • Faça um curso preparatório 

Quem se prepara sozinho nem sempre sabe o que precisa melhorar e como. Daí a importância da figura do professor, que pode fazer toda a diferença, ensinando o “pulo do gato” que vai fazer seu desempenho deslanchar. 

O Ibeu oferece o TOEFL Prep, um curso de um semestre com 2 horas de aula por semana. Nele, além de dicas para ser bem-sucedido em cada parte da prova, você fará simulados e receberá feedback de seu professor sobre as áreas em que precisa trabalhar. Entre em contato com a filial da sua preferência para se informar sobre horários e preços.

E boa prova!

Patrícia Martins
Coordenadora acadêmica do Ibeu

 

You Might Also Like