Pesquisar

6 características marcantes da Cultura Americana

Postado em: 7 julho , 2023
cultura-americana

Você com certeza conhece muito da cultura americana, afinal, ela foi e é difundida até hoje por todo o mundo. Quem não foi impactado por animações, filmes, músicas, marcas da terra do Tio Sam ao longo da vida? Criamos verdadeiras memórias afetivas a partir dessas tradições.

E os Estados Unidos são uma verdadeira mistura de costumes e tradições, trazidos pelos diferentes grupos étnicos que formaram o país. Por isso, são muitas as referências e contribuições que formaram a cultura americana que conhecemos na atualidade. 

Para quem estuda inglês, imergir nesse mundo é uma das melhores formas de aprofundamento e prática do idioma. Além de ser super interessante conhecer a cultura americana e a cultura de outros países em geral.

Mas vamos voltar um pouco atrás, você sabe o que é cultura?

Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.

Ou seja, tudo que envolve as características em comum de um povo é considerado parte da cultura do mesmo. Neste artigo vamos apresentar algumas características marcantes da cultura americana. 

História e formação da cultura americana

A cultura americana é resultado de uma história complexa, moldada pela colonização europeia, pelo movimento de independência, pela expansão territorial e pela imigração em massa. 

Cada um desses eventos foi marcante e decisivo para o que conhecemos hoje como a estrutura cultural dos Estados Unidos. E a diversidade é com certeza fator decisivo para a construção identitária dos norte-americanos.

Com uma população formada por imigrantes de todo o mundo, os Estados Unidos abraçam uma ampla gama de tradições culturais. Da música ao folclore, da culinária à moda, há uma mistura vibrante de influências culturais que contribuem para a identidade da sociedade americana.

Cultura popular americana

Mas é a cultura popular americana que realmente conquistou e impacta o mundo todo. É nos Estados Unidos que fica Hollywood, o sonho de qualquer profissional que trabalhe com entretenimento. 

Hollywood é o berço das grandes produções cinematográficas e dita o que é sucesso de bilheteria por todo o mundo. Além de revelar grandes ícones do cinema e do audiovisual. 

A indústria musical norte-americana não fica para atrás. Além dos gêneros musicais nascidos nos EUA, como o jazz, blues, rock e hip hop, o país também é responsável por revelar os maiores nomes da música popular de todos os tempos.

Michael Jackson, Beyoncé, Lady Gaga, são alguns dos fenômenos globais que nasceram nos Estados Unidos. Dessa forma, podemos dizer que a indústria do entretenimento é responsável por boa parte da exportação da “american way of life” para todo o mundo.

Cultura americana: culinária e o café da manhã calórico

cafe-da-manha-cultura-americana

Quem nunca viu um filme americano e estranhou o cardápio do café da manhã deles? Sim, eles têm o costume de comer ovos, bacon, waffles, panquecas na primeira refeição do dia. 

Mas tem uma explicação: diferente de nós brasileiros que fazemos uma refeição grande no almoço, eles fazem no café da manhã. E aí no almoço eles comem um sanduíche, que definitivamente não seria considerado um almoço de verdade por nós.

Além disso, eles têm o costume de comer muito fast food e comidas industrializadas. Enquanto para nós, brasileiros, essas refeições são para o fim de semana, ou aquele dia que não tem nada e bate a preguiça. 

A base da nossa alimentação é bem nutritiva e repleta de alimentos saudáveis e frescos. Ninguém toca no nosso arroz com feijão, não é mesmo? 

A culinária americana reflete a fusão de influências culturais. Hambúrgueres, cachorros-quentes, pizzas e batatas fritas são alguns dos pratos populares que se tornaram símbolos da culinária americana. Além disso, assim como no Brasil, cada região dos Estados Unidos tem a sua própria especialidade culinária.

A importância do esporte na cultura americana

Uma grande característica dos norte-americanos é o patriotismo. Eles realmente amam o seu país e o defendem em qualquer situação. O reflexo disso está em quanto o país investe no esporte, outra paixão da nação, e seus talentos. 

O futebol americano, o beisebol e o basquete são extremamente populares e atraem multidões apaixonadas. As ligas profissionais, como a NFL e a NBA, têm fãs dedicados não só nos Estados Unidos, mas também em todo o mundo. 

Além disso, eventos esportivos icônicos como o Super Bowl e as Olimpíadas de verão têm uma grande relevância cultural.

Não é à toa que os Estados Unidos sempre lideram os rankings de grandes torneios mundiais como as Olimpíadas. Eles realmente acreditam no poder do esporte e como isso pode trazer relevância e respeito para o seu país. 

Educação na cultura americana

graduation educacao cultura americana 6 características marcantes da Cultura Americana

A organização da educação na cultura americana é também diferente de grande parte do mundo. Em todos os estados dos Estados Unidos é bem comum que as escolas públicas tenham muito mais alunos que as escolas particulares. 

Isso acontece porque os cidadãos são participativos e exigem educação de qualidade para o governo. Por isso, até o High School, nosso Ensino Médio, os alunos estudam de graça em escolas públicas.

E o High School funciona bem parecido com o que vemos nos filmes e séries, com os famosos lockers (armários dos alunos), possibilidade de se inscrever em disciplinas de escolha própria, atividades extracurriculares, e muito mais.

Deve ser incrível viver nem que seja parte dessa experiência, não é mesmo? Você sabia que dá pra fazer isso sem sair do Brasil? Não? A gente te explica!

No Ibeu nos temos o Ibeu American High School, que é basicamente o High School americano aqui no nosso país. Os alunos têm acesso a disciplinas e experiências da cultura americana que podem contribuir muito para a formação. 

Ao final do curso, voltado para alunos do 9º do fundamental e 1º ano do ensino médio, todos ficam aptos para conseguir uma certificação dupla, reconhecida no Brasil e nos Estados Unidos.

Esse certificado é muito importante para quem deseja se inscrever em universidades internacionais e se destacar no mercado de trabalho.

Diferente do High School, as universidades americanas são todas pagas, por isso, conseguir boas notas nos testes e bolsas de estudo farão toda a diferença para quem deseja alcançar esse objetivo.

Datas comemorativas na cultura americana

Faz parte da cultura americana celebrar as datas comemorativas com a família e amigos. E, é claro, eles comemoram datas que são bem diferentes da cultura brasileira. Um exemplo é o Halloween, que nos últimos anos até vem se popularizando por aqui com festas temáticas e eventos.

Mas não é nada comparado com o Halloween dos norte-americanos. Eles fazem o “trick or treat”, o famoso “doces ou travessuras”, e além de se fantasiarem, produzem ornamentações para suas casas entrarem no clima de terror da data. Todos participam e fazem questão de celebrar o feriado.

Eles também têm o Thanksgiving, dia de ações de graça, comemorado no final de novembro, antes do Natal. A data é um dia para agradecer por todas as bençãos recebidas no ano que passou. As famílias se reúnem, ceiam, e agradecem. Não temos esse dia no Brasil, é um costume que se divide entre o Natal e o Ano Novo.

*****

Deu pra entender um pouco mais sobre a cultura americana? A gente espera que sim. E se seu sonho é estudar nos EUA, não deixe de conhecer o Ibeu American High School.

Essa oportunidade de viver o High School americano sem sair do Brasil pode ser muito decisiva para suas inscrições nas universidades dos EUA. Entre em contato conosco para saber mais e construa o futuro dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado