Pesquisar

Como se preparar para o TOEFL iBT

Postado em: 25 janeiro , 2021
Blog Toefl

O TOEFL iBT é um teste de inglês usado para fins de admissão em universidades estrangeiras, oportunidades de trabalho e até imigração. Segundo o site do ETS, instituição que faz o TOEFL, ele é aceito por mais de 11 mil universidades em 150 países, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e diversos países da Europa. 

Está pensando em fazer o TOEFL iBT? Então, as dicas abaixo podem ser úteis:

  • Familiarize-se com o formato do teste

Antes de fazer a prova, é bom saber exatamente em que ela consiste. Neste link, você encontra a descrição de cada seção do TOEFL iBT – Reading, Listening, Speaking e Writing – e o tempo de duração delas. 

  • Faça simulados

Como diz o ditado, “practice makes perfect”. Quanto mais você treinar, mais confiante estará no dia do exame. No próprio site do TOEFL, há um curso e materiais de preparação gratuitos ou pagos para ajudar você a chegar lá. Você pode ainda comprar um livro didático que venha com simulados. Diversas editoras internacionais oferecem tais materiais. 

  • Pratique outras habilidades envolvidas no teste, além do conhecimento de inglês 

Além de mostrar conhecimento de inglês, você vai precisar desenvolver outras habilidades para fazer o TOEFL. Uma delas é a tomada de notas. Durante a seção de Listening e as “integrated tasks”, você poderá anotar as informações que desejar. Como não há tempo de escrever tudo, é importante desenvolver estratégias de tomada de notas e decidir o que deve ser anotado. 

Outra habilidade necessária no TOEFL iBT é a capacidade de resumir informações. Nas “integrated tasks”, você vai escutar áudios, ler textos e precisará condensar as informações principais do que ouviu e leu oralmente ou em uma redação. 

Finalmente, como a prova é feita em computador, é preciso treinar também a habilidade de digitação, sobretudo na seção de Writing.

  • Aprenda a gerenciar seu tempo

O TOEFL iBT dura 3 horas, e cada parte da prova deve ser feita num tempo especificado. Quando estiver treinando para ele, é importante ficar atento a isso. Tente não perder tempo demais em uma dada questão. Use um cronômetro quando estiver praticando as tarefas da seção de Speaking ou escrevendo as redações da parte de Writing. 

  • Assista às dicas disponíveis no TOEFL TV

Você conhece o TOEFL TV? Ele é um canal no YouTube com diversos vídeos que podem te ajudar a conhecer melhor cada parte da prova, o que é esperado do candidato e como melhorar sua performance. Corra lá e dê uma olhadinha! 

  • Faça um curso preparatório 

Quem se prepara sozinho nem sempre sabe o que precisa melhorar e como. Daí a importância da figura do professor, que pode fazer toda a diferença, ensinando o “pulo do gato” que vai fazer seu desempenho deslanchar. 

O Ibeu oferece o TOEFL Prep, um curso de um semestre com 2 horas de aula por semana. Nele, além de dicas para ser bem-sucedido em cada parte da prova, você fará simulados e receberá feedback de seu professor sobre as áreas em que precisa trabalhar. Entre em contato com a filial da sua preferência para se informar sobre horários e preços.

E boa prova!

Patrícia Martins
Coordenadora acadêmica do Ibeu

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado