Pesquisar

Women ‘s Equality Day: conteúdos incríveis para te inspirar nesta data!

Postado em: 26 agosto , 2022
Women's Equality Day

Todo dia 26 de agosto, celebramos o Women’s Equality Day (Dia da Igualdade das Mulheres) nos Estados Unidos. Essa data é uma homenagem à 19ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que concedeu às mulheres o direito de votar em 1920.

Mas a luta pela igualdade de gênero não terminou com a conquista do sufrágio feminino. Ainda hoje, as mulheres enfrentam discriminação em várias áreas, como no mercado de trabalho, na política e na vida cotidiana.

Por isso, o Women’s Equality Day é uma oportunidade para lembrar o progresso que foi feito e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

Origem do Women’s Equality Day

Women's Equality Day

O Women’s Equality Day foi oficialmente designado pelo Congresso dos Estados Unidos em 1971, por iniciativa da congressista Bella Abzug. A data foi escolhida para comemorar a ratificação da 19ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos em 26 de agosto de 1920.

A luta pelo sufrágio feminino foi uma das mais longas e difíceis da história dos Estados Unidos. As mulheres lutaram por mais de setenta anos para conquistar o direito de votar, enfrentando oposição de políticos, organizações religiosas e conservadoras.

Em 1916, a primeira candidata presidencial dos Estados Unidos, a socialista Victoria Woodhull, disse em seu discurso de campanha:

“Não sou apenas uma candidata à presidência, mas também uma mulher. E eu não posso falar como uma candidata sem falar como uma mulher. Eu não vejo como a luta pelo sufrágio feminino pode ser vencida sem primeiro enfrentar a luta pela liberdade da mulher em todos os aspectos.”

A 19ª Emenda finalmente concedeu às mulheres o direito de votar em todo o país, mas a luta pela igualdade de gênero continuou. Ainda hoje, as mulheres lutam por salários iguais, oportunidades iguais de emprego e representação política adequada.

Comemorando o Women’s Equality Day

Women's Equality Day

O Women’s Equality Day é uma oportunidade para comemorar o progresso que foi feito na luta pela igualdade de gênero e para continuar lutando pelos direitos das mulheres.

É uma oportunidade para lembrar as mulheres pioneiras que lutaram pelo sufrágio feminino e para celebrar as mulheres de hoje que estão lutando por mudanças positivas em suas comunidades.

Existem muitas maneiras de comemorar o Women’s Equality Day. Você pode participar de um evento local, assinar uma petição em prol dos direitos das mulheres, ou simplesmente conversar com amigos e familiares sobre a importância da igualdade de gênero.

Para você entender e se inspirar nesta data, separamos alguns conteúdos que reforçam o tema. Confira!

4 conteúdos para comemorar o Dia da Igualdade das Mulheres

1. Livro: Becoming
Autora: Michelle Obama 

O inspirador relato da ex-primeira dama dos Estados Unidos. Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas de nosso tempo.

Como primeira-dama dos Estados Unidos, a primeira afro-americana a ocupar essa posição, Michelle Obama se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Neste livro ela resgata suas memórias e convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram. Da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. 

O livro está disponível para empréstimo na biblioteca do Ibeu, em Copacabana.

2. Livro: The Hour of the Star
Autora: Clarice Lispector 

Ucraniana e naturalizada brasileira, é uma das maiores escritoras do século XX. Seus romances apresentam caráter intimista e introspectivo. A escritora trouxe para a literatura uma representação do pensamento de forma não linear, mais livre e desordenada. O livro conta a história da nordestina Macabéa.

A protagonista de “A hora da estrela” é uma mulher miserável que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.

Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.

O livro está disponível para empréstimo na biblioteca do Ibeu, em Copacabana.

3. Documentário: Women in Business (2014 – 53 min.)

O documentário conta a história de mulheres excepcionais que conquistaram o mundo dos negócios. Relatos feitos pelas próprias mulheres líderes de negócios, que, ao longo de 50 anos, provaram que o lugar de uma mulher é onde ela acredita que está. Disponível para alunos do Ibeu na plataforma Kanoym da eLibraryUSA.

Caso não saiba o seu login e senha de acesso, entre em contato com a biblioteca através do email: library@ibeu.org.br.

4. Documentário: Perfect 36: When Women Won the Vote: Ratifying the 19th Amendment  (2017 – 25 min.) 

De todas as batalhas travadas na porta de Nashville, os estertores finais para a aprovação da 19ª Emenda estavam entre os mais acalorados, controversos e coloridos. Em julho de 1920, todos os olhos estavam voltados para a capital do Tennessee, enquanto anti e pró-sufragistas lutavam por sua visão de um Estados Unidos em evolução social. O documentário narra a votação dramática para ratificar essa emenda e os anos de debate sobre o sufrágio feminino. 

Disponível para alunos do Ibeu na plataforma Kanoym da eLibraryUSA. Caso não saiba seu login e sua senha de acesso, entre em contato com a biblioteca através do email: library@ibeu.org.br.

Curtiu? Você também pode acessar a nossa biblioteca! O acervo, composto por livros, ebooks, filmes, documentários e musicais, ampliam o estudo de forma divertida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Cook and learn: como usar receitas em inglês para aprender o idioma?

Receitas em inglês são uma maneira divertida de aprender e praticar o idioma. Além de você conseguir desenvolver seus estudos, pode ser uma oportunidade para...
2 maio, 2023

Programação Cultural – Maio 2017

24 maio, 2017

16 junho – Ithamara Koorax

Centro Cultural Ibeu convida 9 de Junho – ITHAMARA KOORAX (mpb/jazz) O Centro Cultural Ibeu convida a cantora Ithamara Koorax para a apresentação do show ...
30 maio, 2016

12 maio – Mauro Senise e Gabriel Geszti

O saxofonista e flautista Mauro Senise lança neste primeiro semestre seu novo projeto, “Amor até o fim – Mauro Senise toca Gilberto Gil”, que será...
3 maio, 2016

28 abril – Coral do Ibeu

Centro Cultural Ibeu apresenta CORAL DO IBEU 28 de abril (quinta-feira), às 19h Entrada Franca Distribuição de senhas 1h antes do show O Coral do...
20 abril, 2016

10 março – Jazz, MPB e Outras Bossas

Centro Cultural Ibeu apresenta JAZZ, MPB e OUTRAS BOSSAS convidados TARYN e CLAUDIO INFANTE (Instrumental) 10 de Março, às 19h Dino Rangel(guitarra) Jefferson Lescowich (contrabaixo)...
7 março, 2016

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado