Você com certeza já ouviu falar na multiartista Beyoncé Giselle Knowles-Carter. Conhecida mundialmente como Beyoncé, a cantora é um dos maiores nomes do entretenimento mundial. Por suas canções com milhões de cópias vendidas, coreografias emblemáticas e voz inconfundível, é referência de toda uma geração de artistas.
Com tantas qualidades, aprender com Beyoncé é uma grande oportunidade. A estadunidense canta suas músicas em inglês, principal idioma falado nos Estados Unidos. Suas letras usam da poesia para misturar palavras da norma culta com gírias e termos coloquiais da língua.
Já falamos por aqui sobre como aprender inglês com música é uma ótima forma de desenvolver a fluência. Por isso, os 20 anos de lançamentos solo dessa grande artista podem nos render verdadeiras aulas do idioma falado na terra da música pop.
Desde a sua infância, Beyoncé se envolveu com arte e música. Mas foi só em 1997, com seus 16 anos, que ela realmente estreou no cenário musical ao assinar um contrato com uma grande gravadora, sendo integrante do grupo Destiny’s Child. O grupo é um dos mais bem sucedidos dos anos 90 e início dos 2000.
Em 2003 ela lançou seu primeiro álbum como uma artista solo, “Dangerously In Love”. O álbum estreou no topo da Billboard 200, principal parada de sucesso dos Estados Unidos. E rendeu grandes sucessos como “Crazy In Love” com Jay Z, e “Baby Boy” com Sean Paul.
Depois disso, Beyoncé não parou mais e sua trajetória mudou os rumos da indústria musical. Um bom exemplo desse impacto foi o lançamento surpresa do álbum “Beyoncé”, um compilado visual, que popularizou os discos visuais na indústria. Além de ser ela a responsável por sexta-feira ser o dia oficial dos lançamentos musicais.
Em 2016, Beyoncé parou o mundo com o lançamento de “Lemonade”, seu álbum com maior impacto cultural. Nas 12 faixas do disco a artista fala sobre negritude, solidão da mulher negra, traição, dentre outros temas.
A limonada de Beyoncé alcançou o topo da Billboard 200 e contribuiu para as discussões sobre racismo no mundo todo, impactando movimentos importantes como o Black Lives Matter.
Ela também interpretou Nala na nova versão do clássico “Rei Leão“, da Disney. Este trabalho rendeu um álbum intitulado “The Gift“, de 2019, no qual Beyoncé retomou a temática da negritude valorizando a estética, cultura e expressões do continente africano.
Em 2022 ela lançou seu atual disco de trabalho, “Renaissance”. O álbum é uma homenagem para seu tio Johnny, irmão de sua mãe e figura importante na vida de Beyoncé. Ele celebra a era disco e a Ball Culture, movimento LGBTQIA+ norte-americano que reunia, em sua maioria, pessoas negras e latinas nos chamados Ballrooms, eventos de competição de performance artística.
Agora que você já conhece mais sobre a trajetória de Beyoncé, selecionamos 5 músicas da cantora que são perfeitas para praticar o inglês. São sugestões para você iniciar os seus estudos, mas sinta-se a vontade para explorar ainda mais o repertório dela.
Entender o contexto conceitual de cada obra também te ajudará a ter mais conhecimento sobre a língua e as escolhas feitas por Beyoncé e seus compositores nas letras das músicas. Confira abaixo 5 músicas da Beyoncé para aprender inglês!
“Halo” é uma das baladas mais emocionantes interpretadas por Beyoncé, que destaca bem a sua habilidade vocal. A letra da canção tem diversas expressões de amor e devoção, que desenvolvem a habilidade de exprimir sentimentos na língua inglesa.
Com linhas como “Everywhere I’m looking now, I’m surrounded by your embrace” (Em todos os lugares que eu olho agora, estou cercada pelo seu abraço), você também pode praticar a pronúncia e a entonação, além de absorver expressões românticas.
“Single Ladies” é um dos maiores sucessos de Beyoncé e se tornou um verdadeiro hino das mulheres solteiras. A letra é bem grudenta e repetitiva, o que ajuda muito na hora de melhorar a pronúncia e o ritmo de fala no inglês.
Além de ter expressões coloquiais como “put a ring on it”, que faz alusão ao ato de usar um anel de compromisso em um relacionamento. A letra aborda também temas como independência e autoestima, oferecendo a oportunidade de aprender vocabulário relacionado à confiança e empoderamento feminino.
“Formation” é o carro chefe do poderoso álbum “Lemonade”, uma música cheia de referências. Beyoncé aborda questões de identidade negra, cultura e ativismo, pintando uma visão pouco disseminada da atual sociedade norte-americana.
Essa canção é um objeto de pesquisa. Vale muito a pena buscar sobre os significados implícitos na canção, as representações imagéticas do videoclipe, e as referências usadas por Beyoncé. Além disso, entender as gírias e expressões americanas contidas na música também são importantes para quem deseja falar como um nativo.
“Irreplaceable” é outra balada muito conhecida de Beyoncé. Com melodia e letra viciantes, a canção fala sobre o fim de um relacionamento e superação. É uma ótima música para treinar entonação e pronúncia, pois a cantora fala as palavras de forma mais articulada e pausada, sem contrações.
Ao acompanhar a letra você também conhecerá novas frases e expressões úteis para representar emoções e sentimentos.
“Cuff It” é uma das faixas do “Renaissance”, atual álbum de Beyoncé. Essa música viralizou no TikTok e se tornou um grande hit nas redes sociais por sua melodia animada e energética. É definitivamente uma canção para dançar, e nela Beyoncé fala sobre uma noite de amor com um interesse romântico.
A letra é bem coloquial, cheia de contrações e gírias, que são super interessantes para pesquisar e conhecer. Com esse conhecimento sua pronúncia e vocabulário ficarão mais próximos da fala nativa.
E aí, curtiu essas dicas? Essas são apenas 5 músicas das dezenas presentes no repertório de Beyoncé. Usar músicas para estudar o inglês é uma forma prática e ativa de aumentar o contato com a língua. Comece com essas 5 dicas, e depois explore os álbuns da cantora para continuar aprendendo.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado