Pesquisar

Ler é uma ótima forma de aprender e desenvolver um idioma. Quando lemos, entramos em contato com novos vocabulários, estruturas gramaticais, além de aprender a interpretar significados implícitos. Por isso, ler livros em inglês é uma ótima atividade para alunos que desejam ir além nos seus estudos.

Existem livros específicos para o momento de cada estudante. Então, se você está começando seu curso, por exemplo, consegue encontrar livros em inglês para iniciantes que serão adequados para seu nível.

E assim, gradualmente com a prática conseguirá avançar e optar por livros mais complexos.

Neste artigo, vamos te apresentar algumas dicas de livros em inglês para diferentes níveis de aprendizado. Dependendo do seu nível, poderá guardar o post para dar check nas sugestões ao longo do tempo. Legal, né?

Continue lendo para descobrir livros em inglês ideias para turbinar os seus estudos no idioma.

Livros em inglês para alunos iniciantes

Série Penguin Readers

Esta série de livros em inglês é bastante utilizada para o ensino do idioma. Eles são divididos por níveis, sendo os menores para estudantes iniciantes, e os maiores para intermediários e avançados.

Para quem está começando a aprender inglês, os títulos são ótimas opções de fácil compreensão.

Série Diary of a Wimpy Kid

livros em inglês diary of a winpy kid

Conhecida em português como “Diário de Um Banana”, a série de livros em inglês narra as aventuras de Greg Heffley no ensino fundamental.

São histórias simples, voltadas mais para o público infantil, mas que podem ser uma boa alternativa para alunos iniciantes. 

Wonder

“Wonder”, conhecido em português como “Extraordinário”, é a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas.

Aos 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola regular pela primeira vez e precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade. 

O livro em inglês é dividido em pequenos capítulos e tem uma linguagem descomplicada, facilitando a leitura para alunos iniciantes.

Livros em inglês para alunos intermediários

Série Harry Potter

livros em inglês harry potter jk rowling

Você com certeza conhece a história de Harry Potter, mas já pensou em ler os livros da saga em inglês?

Apesar das histórias de JK Rowling serem repletas de referências, novos vocabulários e significados implícitos, o nível de inglês é adequado para alunos intermediários.

Se você já viu os filmes, por exemplo, esse é um ótimo exercício de associação da sua memória com a história escrita nos livros em inglês.

Além de como já citamos, as obras serem ricas em vocabulário e perfeitas para treinar a interpretação de texto.

Anne of Green Gables

A série de livros em inglês que deu origem ao famoso show da Netflix “Anne With an E”, é uma boa opção para estudantes do idioma. Os livros contam a história dos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, que decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda.

Mas um erro que muda a vida deles acontece: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.

A escrita desses livros em inglês é ideal para alunos que estão num nível intermediário de estudos

The Fault In Our Stars

Outro grande sucesso nas livrarias e cinemas, “The Fault In Our Stars”, ou melhor, “A Culpa é das Estrelas”, é um livro em inglês perfeito para treinar o idioma.

Assim como Harry Potter, você provavelmente já viu a adaptação cinematográfica desta história, ou até já leu o livro em português.

Mas se não conhece, o livro de John Green narra a história de Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer.

A relação dos dois evolui, eles se apaixonam, e viajam para Amsterdã, onde vivem momentos incríveis. É um livro em inglês de história sensível e importante. 

Livros em inglês para alunos avançados

Pride and Prejudice

Pride and Prejudice CE 8 livros em inglês para praticar o idioma

Conhecido em português como “Orgulho e Preconceito”, o livro de 1813 da britânica Jane Austen é um clássico da literatura inglesa.

O livro já rendeu algumas adaptações desde o seu lançamento e se passa no século XIX, refletindo sobre o comportamento da sociedade daquela época. É um romance que gira em torno do casal Elizabeth e Darcy.

Por se tratar de um clássico, a linguagem aqui é mais rebuscada e exige um maior nível de compreensão da língua. O livro em inglês é um desafio de aprendizado para alunos que sejam avançados no idioma. Se você já está nesse momento dos seus estudos, “Pride and Prejudice” é uma boa dica para continuar se desenvolvendo.

Frankenstein

Este livro em inglês é também um clássico da literatura inglesa. Lançado em 1818, o livro da autora Mary Shelley conta a história do médico Victor Frankenstein, que decide criar um ser humano a partir de partes do corpo de pessoas mortas. O resultado é uma criatura sobre-humana que aterroriza qualquer pessoa que a vê.

A história é considerada a primeira ficção científica da história, além de ser um dos grandes clássicos do terror. Assim como “Pride and Prejudice”, por ser um livro bem antigo, sua linguagem é de mais difícil compreensão para alunos que não estejam em um nível avançado de aprendizado. 

*****

E aí, curtiu as dicas de leitura? A divisão dos livros em níveis de aprendizagem é para te ajudar a escolher aquele que se adeque mais ao seu momento. Mas não é impeditivo para que você leia os outros livros!

Se você é intermediário e quer ler um livro avançado, por exemplo, pode ser um bom desafio para testar seus conhecimentos e reforçar os estudos nas suas maiores dificuldades. O importante é cultivar este hábito e continuar se dedicando na sua trajetória bilíngue. 

E falando em leitura… que tal aproveitar e conhecer a biblioteca do Ibeu, que possui um dos maiores acervos de literatura americana e inglesa do Rio de Janeiro?