Pesquisar

Por que aprender inglês é importante? 10 motivos para você começar a estudar!

Postado em: 28 julho , 2023
por-que-aprender-ingles-e-importante

Todo mundo com certeza já ouviu a frase “estudar inglês é importante!”, mas poucas são as vezes que realmente explicam a importância de aprender o idioma. Por isso, é comum nos perguntarmos, por que aprender inglês é importante? Qual é a diferença dessa língua para as demais?

Você minimamente sabe responder essas perguntas, afinal, o inglês está em todo lugar. Mas talvez essa “onipresença” não seja motivo suficiente para se entender a importância dele. Sabemos também que a nossa cultura é muito impactada pela norte-americana, que é um motivo plausível para vermos tanto inglês por aqui.

Mas a verdade é que o inglês se tornou uma língua universal com o avanço das tecnologias e da globalização como um todo. Com tantas conexões, trocas culturais e de saber, precisávamos de uma língua para unir tudo e o inglês ocupou esse espaço, talvez por ser a língua default de muitos aparelhos tecnológicos e da própria internet.

Neste artigo, vamos responder à pergunta: por que aprender inglês é importante? Além de te dar 10 motivos para você começar a estudar. 

1. Por que o inglês é importante? É a língua da comunicação global

Como mencionamos acima, o inglês é a língua da globalização. Foi a forma que encontramos de nos comunicarmos com o mundo. Mas, além disso, o inglês é a língua oficial dos negócios. Para quem deseja ir além na carreira e ter oportunidades globais, saber se comunicar fluentemente no idioma é essencial.

2. Por que o inglês é importante? Ele te abre oportunidades profissionais

Em uma pesquisa feita pela Catho, foi comprovado que profissionais que falam inglês ganham salários até 83% mais altos que aqueles que só falam um idioma. E a British Council afirmou também que apenas 5% dos brasileiros sabem falar inglês, o que demonstra uma grande oportunidade de crescimento profissional para quem fala inglês.

3. Por que o inglês é importante? O idioma te dá acesso à informação

A maior parte do conteúdo online, desde artigos científicos até vídeos educacionais, está disponível em inglês. Aprender o idioma permite que você tenha acesso a um vasto acervo de conhecimento e recursos, enriquecendo seu aprendizado e expandindo seus horizontes.

E todo esse conhecimento será muito benéfico para a sua vida particular e profissional. É um diferencial competitivo, que explora e desenvolve a sua criatividade e habilidade de resolução de problemas. 

4. Por que aprender inglês é importante? Você pode estudar em universidades de prestígio

Por que aprender inglês é importante?

Muitas pessoas sonham em estudar em universidades fora do país. Mas uma grande barreira na realização desse desejo é justamente a falta do inglês. A maioria das universidades internacionais oferecem cursos totalmente ministrados em inglês. Dominar o idioma é crucial para que se tenha acesso a essa oportunidade. 

Depois que você já tiver o inglês afiado, o Ibeu pode te ajudar com o resto. Somos parceiros do EducationUSA, órgão oficial do governo norte-americano que auxilia estudantes por todo o mundo a ingressarem nas centenas de universidades americanas. 

5. Por que aprender inglês é importante? Te ajuda a se comunicar em viagens internacionais

No mundo são muitos os países que tem o inglês como um dos seus idiomas oficiais. Mesmo que não seja oficial no país que você visitar, com certeza conseguirá se comunicar com ela. E nada melhor que poder se virar sozinho e explorar novos lugares por conta própria, não é mesmo? Ser verdadeiramente protagonista das suas experiências.

6. Por que aprender inglês é importante? Te dá acesso à cultura e entretenimento

Por que aprender inglês é importante?

Muitas das produções culturais mais populares, como filmes, séries, músicas e livros, são originalmente criadas em inglês. Ao aprender o idioma, você pode desfrutar dessas obras em sua forma mais autêntica, sem a necessidade de traduções ou legendas. Imagina que incrível poder ver seu filme, sua série favorita, no idioma original? Tá aí um grande motivo por que aprender inglês é importante.

7. Por que aprender inglês é importante? Você consegue participar de eventos internacionais

Eventos acadêmicos, conferências e convenções em todo o mundo, frequentemente utilizam o inglês como idioma oficial. Aprender inglês permite que você participe dessas ocasiões, expandindo sua rede profissional e adquirindo novos conhecimentos.

Esse é mais um motivo que te coloca na frente, pois ter acesso a esses eventos é limitado para quem domina o idioma, sendo assim um conteúdo, de certa forma, exclusivo. 

8. Por que aprender inglês é importante? Faz você compreender melhor o mundo

Dominar o inglês proporciona uma visão mais ampla e detalhada do mundo. Por meio de notícias, artigos e discussões em inglês, você terá acesso a diversas perspectivas e opiniões globais. Isso trata diretamente de questões de diversidade e pluralidade cultural.

Quando somos limitados ao que conhecemos da nossa bolha, acabamos tendo poucos referenciais. O inglês nos permite ver e ouvir essas novas perspectivas e lidar melhor com elas.

9. Por que aprender inglês é importante? Ajuda a aprimorar habilidades cognitivas

Estudos têm mostrado que aprender um novo idioma, como o inglês, pode aprimorar habilidades cognitivas, como a memória, a concentração e a resolução de problemas, tornando-o um exercício benéfico para o cérebro.

É por isso que aprender inglês na infância, por exemplo, é ótimo para o desenvolvimento das crianças. 

10. Por que aprender inglês é importante? Você consegue fazer mais conexões interpessoais e amizades

O inglês é uma ferramenta poderosa para fazer novos amigos e conexões com pessoas de diferentes origens culturais.

Aprender o idioma permitirá que você desenvolva relacionamentos significativos com pessoas de todo o mundo. Seja estudando fora numa universidade americana, seja viajando para o destino dos seus sonhos, seja frequentando eventos internacionais, em todos esses lugares você terá novas oportunidades de conexão com pessoas do mundo inteiro.

*****

De forma geral, importância de aprender inglês é inegável nos dias de hoje. Desde oportunidades profissionais até enriquecimento cultural e social, dominar o idioma abre portas para uma infinidade de possibilidades.

Portanto, investir no aprendizado do inglês é uma decisão que trará benefícios duradouros ao longo da vida. Não espere mais, comece sua jornada de aprendizado agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado