Pesquisar

5 benefícios de aprender inglês na infância

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Postado em: 24 maio , 2023
Menina colando cartazes com palavras em inglês em um quadro. Aprender inglês na infância.

Aprender um segundo idioma é uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais globalizado. O inglês é considerado a língua internacional, por ser muito utilizado em negócios, comunicações e interações internacionais. Por isso, quanto mais cedo aprendemos o idioma, mais acesso temos a oportunidades globais. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios de aprender inglês na infância.

Qual é o melhor momento para aprender um segundo idioma?

Aprender inglês na infância

Mas você pode se perguntar: qual é o momento certo para aprender um segundo idioma? E a resposta é simples, não existe momento certo. Você pode aprender inglês em qualquer fase da sua vida.

Porém, quanto mais cedo aprender, mais poderá explorar todas as possibilidades que o bilinguismo oferece.

Aprender um novo idioma vai muito além de conseguir um emprego melhor. Várias conexões são feitas no nosso cérebro quando aprendemos uma nova forma de nos comunicarmos.

Com isso, ampliamos nossa visão de mundo e desenvolvemos diversas habilidades importantes para todas as áreas da nossa vida.

Dessa forma, aprender inglês na infância pode promover experiências que vão além da língua. A seguir você conhecerá alguns benefícios para crianças que estudam o idioma desde cedo.

5 benefícios de aprender inglês na infância

Três crianças deitadas em um tapete, com folhas com letras para aprender inglês na infância com a ajuda de uma professora.

1. Aprender inglês na infância ajuda no desenvolvimento cognitivo

É comum pensar que aprender inglês na infância pode prejudicar o desenvolvimento das crianças. Afinal, elas ainda nem aprenderam a se comunicar na sua língua nativa.

Mas seus cérebros estão em constante evolução e são altamente receptivos a estímulos, o que faz com que tenham uma capacidade natural para aprender novas línguas.

Existem diversos estudos que comprovam que aprender inglês na infância contribui positivamente para o desenvolvimento das crianças.

O contato com a língua estimula áreas do cérebro que são responsáveis pelo processamento da linguagem, memória de trabalho, habilidades cognitivas, e muito mais. 

O resultado são indivíduos com maior capacidade de resolver problemas, pensar de forma crítica, tomar decisões e raciocinar logicamente.

Vivenciar o idioma nessa fase da vida cria uma base sólida para a aprendizagem contínua, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades linguísticas sólidas e alcancem a fluência no inglês.

2. Aprender inglês na infância expande o repertório educacional das crianças

Aprender inglês na infância proporciona inúmeros benefícios educacionais. Com o estudo do idioma, as crianças têm a oportunidade de explorar novos conhecimentos. Por exemplo, assistindo desenhos animados e filmes, lendo livros, ouvindo músicas, que não estão disponíveis em seu idioma nativo.

Essa experiência expande o repertório linguístico das crianças, além de expor elas a novas culturas, costumes e hábitos. É como se o aprendizado do segundo idioma abrisse um novo mundo a ser explorado. Além do benefício tardio que aprender inglês na infância proporciona.

Quando se tonarem jovens e adultos, essas crianças terão mais oportunidades acadêmicas, já que os principais periódicos científicos e acadêmicos são publicados em inglês. E ainda ter oportunidades globais na hora de escolher a universidade que desejam estudar.

3. Aprender inglês na infância dá acesso ao mundo

Além dos benefícios educacionais, aprender inglês na infância também promove vantagens sociais. A língua inglesa é amplamente falada em todo o mundo e é frequentemente usada como meio de comunicação entre pessoas de diferentes países e culturas. 

Ao dominar o inglês, as crianças podem se comunicar efetivamente com pessoas de outras nacionalidades, ampliando suas habilidades de interação social e sua compreensão das diferentes culturas.

Isso também ajuda a desenvolver a empatia e a tolerância em relação aos outros, pois o aprendizado de um novo idioma incentiva a compreensão e o respeito pelas diferenças culturais.

4. Aprender inglês na infância desenvolve habilidades sociais avançadas

Com o acesso a um mundo de possibilidades, aprender inglês na infância também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais avançadas. O desenvolvimento do idioma facilita também o estabelecimento de relações sociais.

Essa é uma habilidade importante, pois somos seres sociáveis e o mundo é feito de conexões. As nossas relações são responsáveis pelos acessos que temos e conquistamos. Por isso, ter facilidade de se relacionar socialmente é uma grande vantagem para alcançar metas e objetivos.

Aprender inglês na infância promove habilidades sociais, como a capacidade de se comunicar efetivamente, trabalhar em equipe e estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis em um contexto global.

5. Aprender inglês na infância cria grandes oportunidades de trabalho

No mercado de trabalho do mundo atual, falar inglês não é mais considerado um diferencial, e sim uma habilidade essencial para o profissional do futuro. As empresas buscam profissionais bilíngues para expandirem seus negócios globalmente.

Por dominar o segundo idioma desde cedo, as crianças terão uma vantagem competitiva quando começarem a trabalhar. Depois que ficamos adultos, incluir o estudo de um segundo idioma na rotina fica mais difícil. São tantas tarefas para dar conta que vivenciar um segundo idioma, muitas vezes, acaba ficando de lado.

Sendo assim, aprender inglês na infância traz um grande benefício para o adulto do futuro, que chega mais preparado e acessa oportunidades de trabalho com mais facilidade. É um investimento a longo prazo e sem qualquer risco negativo.

******

Com todos esses benefícios, não existe mais dúvida sobre como aprender inglês na infância é uma ótima decisão, não é mesmo? Esse é um investimento que vale muito a pena. Aqui no Ibeu temos cursos para crianças desde os primeiros anos escolares.

Eles aprendem com um Maker Mindset, que promove o pensamento criativo e a participação ativa dos alunos. Dessa forma, incentivando-os a criar e refletir, tornando-se, assim, protagonistas do próprio aprendizado. Entre em contato com a gente e visite a filial do Ibeu mais perto de você para mais informações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado