Pesquisar

Como aprender inglês rápido? 8 dicas para potencializar seus estudos

Postado em: 5 maio , 2023
livros em ingles

Você já sabe sobre a importância de falar inglês nos dias atuais, não é mesmo? A língua inglesa ao longo dos anos deixou de ser apenas um diferencial e se tornou essencial para quem deseja ter acesso às melhores oportunidades. Mas encaixar os estudos na rotina é um desafio para muitas pessoas, e sempre surge a questão: como aprender inglês rápido?

Afinal, como aprender inglês rápido?

como aprender inglês rápido

Com todas as responsabilidades da vida adulta, a falta de tempo é uma certeza. E aprender um novo idioma exige dedicação. É como se você precisasse se tornar um bebê de novo e ter que passar por todo o processo de familiarização e alfabetização com a língua. 

Imagine que você levou cerca de sete anos para começar a falar, ainda com dificuldades e no processo contínuo de aprendizagem. Hoje em dia com certeza você não tem todo esse tempo e quer saber como aprender inglês rápido para alcançar seus objetivos profissionais ou pessoais. 

Frequentar um curso de inglês vai te ajudar muito no desenvolvimento do idioma. Com professores especializados, material didático de ponta e aulas modernas, você terá um contato de qualidade com a língua. Mas para um resultado ainda mais rápido, existem formas de potencializar o seu aprendizado.

Neste artigo, selecionamos 8 dicas de como apender inglês rápido e alcançar a tão sonhada fluência no idioma!

Confira abaixo.

Dicas de como aprender inglês rápido

1. Assista a séries e filmes com o áudio em inglês

Você com certeza assiste a séries de língua inglesa, mas será que assiste com o idioma original? 

Muitas pessoas reclamam de ter que ler a legenda enquanto assistem, pois isso pode distraí-las. Mas quando falamos de aprender inglês rápido, é justamente esse pequeno incômodo que vai te ajudar.

Com o tempo, automaticamente você vai focar mais no áudio e em entender os diálogos em inglês do que se prender à legenda. Assim, a legenda vai funcionar como um apoio para saber se você entendeu certo. Além de te ajudar com a descoberta de novas palavras!

Hoje em dia todo mundo assiste séries e filmes de qualquer lugar com os streamings. Então, da próxima vez que for assistir sua série favorita, ative as legendas e ouça o áudio original em inglês. 

2. Ouça músicas em inglês de forma ativa

Escutar músicas em inglês de forma ativa vai te ajudar a ter familiaridade com a fonética das palavras e como são pronunciadas. Além de te apresentar gírias e linguagens mais coloquiais, que aproximam o seu inglês dos falantes nativos. 

Outra dica é que alguns streamings incluem as letras das músicas, dessa forma, você consegue ouvir e acompanhar a letra simultaneamente. O importante aqui é tirar um tempo para pesquisar as palavras e expressões que você não conhece, ou entende. 

Assim, você consegue aprender inglês mais rápido ouvindo suas músicas favoritas.

3. Ouça podcasts que ensinem inglês

Existem milhares de podcasts disponíveis com conteúdos valiosos para te ajudar na sua jornada! Por serem áudios, se tornam mais fáceis para serem incluídos na rotina do seu dia a dia e com certeza vão te ajudar a aprender inglês rápido.  

Você pode ouvir enquanto toma um café, ou enquanto treina na academia, na ida pro trabalho… São muitas as possibilidades, e pouco o esforço que você fará para estar em contato com o idioma. 

Uma dica: comece pelos podcasts que realmente sejam para ensinar inglês! Pois eles serão de mais fácil compreensão. Com o tempo e com o avanço nos seus estudos, procure podcasts estrangeiros que falem de assuntos do seu interesse. 

4. Baixe aplicativos para praticar o idioma e aprender inglês rápido

Existem diversos apps no mercado com propostas super interessantes para o ensino de inglês. Você não vai aprender uma nova língua só por completar tarefas de um aplicativo, mas em conjunto com outras ações vai te dar mais tempo de exposição. O que é fundamental e vai te fazer aprender inglês bem mais rápido.  

É só encontrar o app que você mais gosta e investir um pouco do seu tempo nele todos os dias. Aplicativos como o Duolingo, que tem um formato gamificado e lições rápidas, te ajudam a desbloquear o seu inglês e chegar cada vez mais perto dos seus objetivos. 

E falando em games, eles também são ótimas oportunidades de aprendizado, pois grande parte têm o inglês como idioma original.

5. Não traduza, use o dicionário em inglês!

O melhor caminho para descobrir o significado de uma palavra que você não conhece é usar um dicionário inglês-inglês

Dessa maneira, você consegue ler a definição da palavra em inglês, o que te permite ter mais contato com a língua e entender o significado real do termo ou expressão.

Baixe um aplicativo no seu celular para ter acesso rápido e contribua para o seu próprio desenvolvimento! Essa é uma dica essencial para quem quer saber como aprender inglês mais rápido.

6. Converse com nativos

A melhor forma de praticar uma língua é fazendo uso dela! Por mais que você possa ter aulas de conversação no seu curso, conversar com nativos é uma excelente maneira de praticar o idioma. 

Existem algumas opções de aplicativos que te colocam em conexão com pessoas de todo o mundo. O objetivo é trocar conhecimento sobre seus idiomas nativos. HelloTalk e Speaky são algumas opções de apps que você pode conhecer para aprender inglês mais rápido.

7. Mude o idioma do seu celular

Pensando que passamos grande parte do nosso dia usando o celular, essa é mais uma oportunidade de imergir no inglês! 

Você vai aprender novas palavras e vai passar a ver conteúdos em inglês nas suas redes sociais, devido à configuração do seu celular. E essa dica vai te causar zero esforço, você não terá que completar nenhuma ação, a não ser usar o seu celular como sempre. Bem legal, não é mesmo?

8. Escreva um diário em inglês

Escrever é uma forma ativa de aprender novos conteúdos. Por isso, é importante que você tenha o hábito de escrever em inglês para se acostumar com a construção das frases e a expressar os seus desejos e opiniões. 

Ter um diário pode parecer bobo quando somos adultos, mas é uma forma fácil de manter uma frequência e é outra dica boa de como aprender inglês mais rápido.

O importante é que você pratique a sua escrita. Escolha o formato que melhor funcione para você e narre os seus dias, como você se sente e suas aspirações. Depois tente corrigir o que escreveu pesquisando, ou, se o conteúdo não for tão íntimo, compartilhando com seu professor. 

*****

Com todas essas dicas de como aprender inglês mais rápido, você com certeza conseguirá avançar muito mais nos seus estudos. E sem pressão, viu? Você não precisa seguir todas as dicas para ter resultado. Se seguir duas ou três já estará fazendo uma grande diferença para o seu aprendizado.

E aqui vai uma dica extra! Caso você ainda não seja matriculado em um curso de inglês, talvez seja o momento de procurar um. O Ibeu é um curso de inglês com mais de 85 anos de experiência, que se atualiza constantemente e proporciona a melhor experiência de ensino para os seus alunos desde a sua fundação. 

Além disso, somos o único curso no Rio de Janeiro certificado pela Embaixada e Consulado dos EUA. Nossas soluções são pensadas para você que tem a vida corrida e não quer que o inglês seja uma dificuldade em sua rotina. 

Procure a filial mais próxima de você e matricule-se já! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado