No meio educacional, já é consenso que o ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século 21.
Por ensino híbrido entendemos a mistura entre o ensino presencial e as propostas de ensino online, como o ensino remoto, integrando assim Educação à tecnologia, a qual já está presente na vida do estudante, e tendo por objetivo principal a personalização do ensino.
Essa modalidade de ensino é um processo contínuo de aprendizado em que os ambientes assíncronos (não exigem a participação simultânea, em tempo real) e síncronos (em tempo real) estão presentes e se completam. O ensino híbrido é responsável por aproveitar as vantagens e possibilidades de cada ambiente para potencializar a experiência educativa.
O ensino híbrido surge por volta do ano 2000 em cursos educacionais corporativos passando para a sala de aula com diferentes modelos.
O Instituto Clayton Christen reconhece 7 diferentes modelos de ensino:
Esses modelos podem interagir ou serem usados isoladamente de acordo com os objetivos do professor e da escola.
Percebemos que os modelos híbridos estão centrados na personalização e flexibilidade do ensino e requer, portanto, uma mudança na postura do professor. No ensino híbrido, o professor passa a ser designer de experiências de aprendizagem e coadjuvante gerenciando diferentes espaços onde elas ocorrem enquanto o aluno é o verdadeiro protagonista de sua aprendizagem.
Vania Furtado
Superintendente Acadêmica do Ibeu-RJ
Referências:
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado