Pesquisar

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Postado em: 8 setembro , 2023
7-dicas-ler-em-inglês-capa

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso conhecimento. Mas algumas pessoas ainda acham essa tarefa difícil, e acreditam que ler em inglês é algo distante para a sua realidade de estudos.

Porém, essa crença pode ser limitadora e te impedir de explorar ainda mais a sua fluência no idioma. E uma vez que você começar a ler em inglês, nunca mais vai parar. A leitura não está restrita somente a livros, por exemplo. Imagina o quanto de conteúdo nas redes sociais você vai compreender por dominar essa habilidade.

Por isso, persistir e encontrar o seu caminho nesse aprendizado é tão importante. Completar tarefas que nos parecem muito difíceis acionam ainda mais o nosso sistema de recompensa. Então se ler em inglês era um desafio para você, este artigo vai te ajudar a mudar esse cenário.

Selecionamos 7 dicas super práticas e fáceis para você conseguir ler em inglês com muita facilidade. 

1. Para ler em inglês, comece com textos simples:

Não adianta querer começar a ler em inglês com Frankenstein de Marry Shelley, por exemplo. É um livro clássico, com uma linguagem rebuscada e mais antiga. Quando aprendemos um novo idioma somos como crianças. Por isso, leia histórias de criança!

Se você é iniciante ainda, vai se sentir muito mais motivado lendo histórias com uma linguagem que você realmente entende. Os livros em inglês para crianças seguem a mesma lógica que os nossos, são de fácil compreensão para os pequenos.

Depois que você se sentir mais confiante e que dominou a leitura dos livrinhos infantis, pense em alguns maiores que também tenham linguagem fácil. O primeiro livro do Harry Potter, por exemplo, foi escrito focado no público infantil. Por isso, é bem tranquilo de ler em inglês.

2. Para ler em inglês, use dicionários online:

Dicionários online são as suas melhores ferramentas para descobrir novas palavras e expressões. Por isso, use e abuse do seu dicionário. Essa é mais uma forma de você potencializar o seu aprendizado e ler em inglês cada vez mais.

Mas cuidado, escolha dicionários confiáveis para não prejudicar os seus estudos. Você pode conferir um post que fizemos no nosso blog com 8 sites de tradutores online seguros e confiáveis.

3. Para ler em inglês, mantenha um caderno de vocabulário:

Depois de conferir o significado de novas palavras, escrevê-las em um caderno de anotações pode ser uma boa alternativa de fixação do seu conhecimento. Toda vez que ler em inglês, você vai acrescentar novas palavras no seu caderno.

Com o tempo, você pode revisitar suas anotações e relembrar o vocabulário novo que vem adquirindo com as suas leituras. Essa prática vai te dar um maior senso do seu desenvolvimento, além de, com a frequência, solidificar o seu aprendizado ao longo do tempo.

4. Para ler em inglês, leia em voz alta:

Além de conhecer novas palavras e como escrevê-las por ler em inglês, saber pronunciar vai contribuir para a sua fluência verbal no idioma. Um bom exercício para te ajudar com isso é simplesmente ler em voz alta.

Os dicionários geralmente têm também uma indicação fonética das palavras. Dessa forma, você consegue ler como se fala sem errar. Por fim, ler em voz alta também ajuda a internalizar a estrutura gramatical das frases em inglês.

7-dicas-ler-em-ingles

5. Para ler em inglês, varie os gêneros:

Ler sempre as mesmas coisas, pode te fazer enjoar rapidamente. Ler com frequência é um hábito que precisa ser cultivado sempre. Por isso, é importante que você varie gêneros que estejam dentro dos seus gostos pessoais.

Livros existem em diversos gêneros, a variedade é extensa. Mas é possível explorar mais com revistas, newsletters, blogs, perfis nas redes sociais. Tudo isso é válido se for te expor a diferentes tópicos e temas. Dessa forma, você se mantém ativo ao ler em inglês, e não perde o ritmo e a frequência. Isso amplia seu vocabulário e familiariza você com diferentes estilos de escrita.

6. Para ler em inglês, assista a filmes e séries em inglês:

Essa dica é um complemento extra para as suas leituras. Se você gosta de assistir filmes e séries, usar legendas em inglês pode ser uma ótima oportunidade de aprendizado. Você vai unir a diversão de assistir um conteúdo que curte com a assimilação de palavras e expressões em inglês.

As legendas vão te ajudar a associar as palavras a pronúncia dos atores. Essa prática traz benefícios não só para a sua leitura e escrita, como também para o seu listening, a sua habilidade de escutar diálogos em inglês e entender.

7. Para ler em inglês, pratique a leitura crítica:

Mais do que só ler em inglês, você precisa ler de forma crítica, buscando interpretar o que os textos estão exprimindo. Entender o contexto, sabe? Dessa forma você realmente vai internalizar o que está lendo e aprendendo.

Uma boa prática para desenvolver isso é fazer pequenos resumos do que você lê. Além da dica de anotar novos vocabulários, escreva em inglês pequenos resumos dos conteúdos que lê. Assim, você vai conseguir visualizar melhor o seu aprendizado e entendimento do que está lendo.

*****

Ler em inglês é uma habilidade valiosa que pode enriquecer sua vida de diversas maneiras. Com as 7 dicas mencionadas acima e uma abordagem consistente, você estará no caminho certo para dominar a leitura em inglês. Lembre-se de que a chave para o sucesso é a prática constante e a disposição para aprender. 

Agora você tem todas as ferramentas necessárias para explorar o máximo das suas leituras e começar hoje mesmo. Não deixe de consultar este artigo sempre que tiver dúvidas, além dos demais posts do nosso blog com dicas riquíssimas para você aprender inglês de verdade e alcançar a tão sonhada fluência.

Esperamos que esse seja o início de uma jornada repleta de boas histórias. Mergulhe na leitura em inglês e abra portas para um mundo de conhecimento e oportunidades. Dominar o inglês nunca foi tão acessível e gratificante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

5 hits de 2023 para aprender inglês com música

O aprendizado de um novo idioma é uma jornada emocionante, repleta de desafios e descobertas. E são várias as abordagens disponíveis para praticar a língua...
1 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado