Patrícia Pontes (@patricia.pontes.art) é artista visual, Bacharel em Gravura pela ECA-USP (1999). Trabalhou com ensino da Arte e de línguas, direção de atelier, edição, produção de vídeos e cinema. Decidiu reiniciar sua carreira artística em 2018 dedicando-se à fotografia. Participou da coletiva “Santos 473 anos” e do Festival latino-americano “Confluências 2020”; realizou individuais na Galeria La Mínima, em São Paulo, na Galeria Municipal de Uberlândia e no Museu de Arte de Blumenau. Em 2020, foi selecionada para exposições em Brasília (Câmara dos Deputados), na Fundação Cultural e Criciúma e no Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande.
A artista participa do Salão com uma série fotográfica.
Texto da artista sobre as obras:
Desde a infância, ficava encantada com os legumes e frutas ao sol da feira livre de domingo. Caminhava de mãos dadas com minha mãe por entre sacolas coloridas, rodinhas de carrinhos com um pastel na mão. Cores, gritos, gente: aquilo tudo parecia festa.
Mais tarde me dei conta de quantas gotas de suor havia por trás daquele espetáculo.
Antes do nascer do sol, eles já estão lá, homens e mulheres unidos, montando, carregando, empurrando e desenrolando sem descanso. E assim que a última laranja foi vendida, exaustos, carregam, empurram, enrolam e desmontam para acordar às 3 da manhã do dia seguinte.
Quantos será que estão sem dormir por trás do suculento tomate da geladeira?
Tento através destas fotografias mostrar o trabalho árduo daquele que às vezes é invisível aos nossos olhos . O toldo rasgado com listras azuis simboliza a repetição, a falta de liberdade e a precariedade com que vivem diariamente. Nos faz refletir o que há além dos toldos.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado