Pesquisar

2010 | Do Avesso das Coisas – Texto de Ivair Reinaldim para a exposição ] entre [

Postado em: 24 março , 2010
Do avesso das coisas
Texto de Ivair Reinaldim para a exposição ] entre [

Entre. Preposição. Palavra relacional. Ponte semântica. No espaço agora renovado da galeria o sentido dos trabalhos se transforma: uma obra complementa, confronta, vincula, atribui, modifica o sentido da outra. Significação associada, dependente, colaborativa. Nos interstícios, a obra acontece. Mediação. Ligação. Contaminação!

A exposição é a manifestação pública da obra. Caracteriza um deslocamento, um recorte, um acontecimento. Desse modo, ]entre[ é intervalo; mas intervalo aberto ao mundo. Partindo do local, da instituição, da escolha dos artistas, da definição dos trabalhos, da presença do público, deste texto de catálogo, do debate acerca de tais instâncias, a exposição constitui-se, de fato, não na preponderância de um ou outro desses elementos, mas nas relações existentes entre eles.

Não há tese a defender. ]entre[ é devir. Proposição que se estabelece enquanto processo, a cada momento sendo estruturada e reelaborada. Afeto, negociação, troca, compromisso, confiança. Presença, confronto, cruzamento de poéticas, investigações, processos, questionamentos, intenções; enfim, de tudo o que está e não está contido nesse intervalo. Rizoma. Configuração e reconfiguração constante do jogo de relações possíveis. Duração. Discurso e prática curatorial.

Intermediação. Quais as aproximações possíveis? Que aspectos podem constituir a trama conceitual desse conjunto de trabalhos assim configurados na galeria? Em que esse texto pode ser útil ao espectador? Expectativas. Algumas palavras-chave parecem nortear certas aproximações: Construção. Paisagem. Espaço. Imagem. Memória. Ficção. Intimidade. Matéria. Entre pinturas, esculturas, gravura, desenho, objetos, fotografia, vídeo e intervenções, certos temas de interesse comum ganham materialidade.

Mas o que uniria as esculturas de Ana Holck aos trabalhos de Bruno Miguel? Os dele ao de Rafael Alonso? E Gisele Camargo? E a aproximação entre as pinturas de Maria Lynch e Clarissa Campello? E as pinturas de Bettina Vaz Guimarães frente aos vídeos de Mariana Manhães? O que ocorre com os trabalhos de Bruno Lyra quando confrontados com os de Pedro Sánchez e vice-versa? E em que medida o trabalho de Pedro Varela desloca o sentido dos outros dois?

Reconfiguração. E os trabalhos de Ana Holck, Maria Lynch e Mariana Manhães? De Pedro Sánchez e Pedro Varela? De Gisele Camargo e Bettina Vaz Guimarães? De Bruno Lyra e Bruno Miguel? Haveria algo em comum entre aquelas propostas distantes, tanto quanto as que estão espacialmente aproximadas? Heterogeneidade. Dissenso. Diferença. Quais os limites desse jogo de aproximações e cruzamentos?

Este é um texto em aberto, tanto quanto ]entre[ pretende definir-se pelo devir. Há algo que cabe ao espectador completar. Um oceano de sentido a ser desbravado. Indícios a serem identificados; fissuras a serem reconhecidas; fragmentos deixados à deriva. Não há citações; pelo menos explícitas. Intertextualidade. Texto que se complementa na fala dos artistas, permitindo que cada trabalho seja compreendido também a partir das trajetórias individuais. A curadoria interfere na significação dos trabalhos; o artista confronta o discurso do curador.

Entre! Verbo entrar. Ação. Modo imperativo. Presente. Isso não é uma ordem! É convite à participação. Colaboração. Uma antiga galeria, uma nova configuração, algo em processo. Olhe, sinta, flua, indague. Fique à vontade! ]entre[ é misto de solicitação e sugestão.

Ivair Reinaldim

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(3)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

CORAL DO IBEU na cerimônia de abertura da exposição “Caminhos da Independência”, realizada pela Fundação Biblioteca Nacional

Criado em 1962, o Coral do Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, tem como objetivo desenvolver a percepção e a habilidade musical de seus integrantes, bem como...
31 outubro, 2022

Catálogo – 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

A 1ªedição do Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online foi lançada com o objetivo divulgar a produção contemporânea de arte brasileira realizada em 2020,...
20 abril, 2021

Vicente Brasileiro | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

Até onde a vista não alcança Fotografias digitais em papel Hahnemühle 50x37cm | (2020) Vicente Brasileiro (@brasileirovicente) é artista visual, vive e trabalha em São...
22 fevereiro, 2021

Thomaz Meanda | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

Morte residual Tríptico – Lápis dermatográfico s/ papel brilhante 60x146cm (2020) Thomaz G. Meanda (@thomazgmeanda), paulista, vive atualmente na capital de São Paulo, atua nas...
22 fevereiro, 2021

Sandra Gonçalves | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

  Pandemia 1 – Série Limbo Fotografia Digital s/ papel algodão | 100x100cm (2020) Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves (@@sandragoncalves) nasceu no Rio de Janeiro...
18 fevereiro, 2021

Rodrigo Westin | Artista participante do 1º Salão de Artes Visuais Galeria Ibeu Online

  Mais uma, menos uma. Série Vazios da quarentena Técnica mista sobre tela | 20x30cm. (2020) Rodrigo Westin (@rodrigowestin) é Doutorando em Artes Visuais –...
18 fevereiro, 2021

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado