Pesquisar

10 adaptações da literatura inglesa para o cinema

Postado em: 26 junho , 2018
A7JLGRIDIXRSOZ37JXRO54BECM

Literatura e cinema é uma combinação que, quase sempre, dá o que falar. Vários livros, best-sellers ou não, já foram adaptados para a telona entre eles, Harry Potter, Sherlock Holmes e muitas histórias de super-heróis. Dessa forma, a memória de grande autores e histórias incríveis permanece viva na sétima arte, proporcionando a expansão da narrativa original.

Com tantas inspirações no mundo da literatura, era de se esperar que nem todas tenham um bom resultado como longa-metragens e isso divide opiniões entre fãs e leitores. Mas há boas exceções e dicas de filmes que atendem às expectativas até dos mais exigentes. Gostos à parte, elegemos, a seguir, uma lista de 10 adaptações da literatura inglesa para o cinema: passando dos clássicos até o mais atuais. Vem conferir com a gente. 🙂

Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas)

Resultado de imagem para Alice in Wonderland movie

Escrito por Lewis Carroll e publicado em 1865, a história tem milhares de fãs em todo o mundo e conquista pelos mistérios e enigmas da narrativa. Não à toa, é considerada uma das obras mais consagradas do gênero literário nonsense.

O livro conta a história de uma menina chamada Alice, que persegue um coelho apressado e cai em um buraco que a transporta para um lugar místico cheio de criaturas peculiares que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas.

A famosa história já foi adaptada várias vezes para o cinema. A primeira delas foi em 1903, em um curta-metragem para o cinema mudo. A mais recente, de 2010, produzida pela Disney, tem os com os atores Mia Wasikowska e Johnny Depp.

Murder on the Orient Express (Assassinato no Expresso Oriente)

Resultado de imagem para Assassinato no Expresso Oriente

Um dos livros mais famosos da escritora Agatha Christie, Assassinato no Expresso Oriente foi publicado em 1934. A história ganhou a primeira versão para o cinema em 1974, dirigido por Sidney Lumet.

Em 2017, a história ganhou um outro filme, com mesmo nome, dessa vez dirigido por Kenneth Branagh. É interessante observar que, apesar da história ser a mesma e ambos os filmes serem baseados no livro da Dama do Crime, há diferenças entre eles que modificam um pouco o roteiro e o protagonismo do famoso detetive Hercule Poirot.

Na história, Hercule viaja a bordo de um trem expresso junto com outras pessoas e um passageiro é brutalmente assassinado durante uma tempestade de neve de madrugada. E, claro, caberá a Poirot descobrir quem é o autor do crime.

A Clockwork Orange (Laranja Mecânica)

Resultado de imagem para A Clockwork Orange

O clássico dos clássicos. Laranja Mecânica, dirigido por Stanley Kubrick, é um dos títulos mais marcantes e citados da história do cinema, e é uma adaptação do livro de mesmo nome, do autor Anthony Burgess, lançado em 1962. Em 1971, foi adaptado para as telonas e conquistou uma legião de fãs.

O enredo se passa em uma Inglaterra futurista marcada pela violência e autoritarismo e conta a história de Alex, o protagonista, e sua gangue, que espalham o caos através de violência gratuita. Depois de ser preso e julgado por seus atos, Alex aceita fazer parte de um tratamento psiquiátrico que reduziria o tempo da sua pena.

O longa questiona conceitos de moralidade, ética e outros assuntos sociais, políticos e econômicos. Com certeza, um filme que não perde a validade.

Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito)

Resultado de imagem para Pride and Prejudice

Jane Austen, grande romancista do século XIX, é uma das autoras mais estudadas por nossos alunos no Ibeu American High School.

A primeira frase de ‘Orgulho e Preconceito’ (Pride and Prejudice), considerado um dos livros mais lidos em todo o mundo, se tornou uma das mais famosas da literatura: ‘é uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa (It is a truth universally acknowledged that a single man in possession of a good fortune must be in want of a wife)’.

A história do livro mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. O clássico, publicado em 1813, já ganhou famosas adaptações para as telas, sendo duas versões para o cinema (em 1940 e 2005), e em 1995 uma versão para a televisão.

The Godfather (O Poderoso Chefão)

Resultado de imagem para The Godfather

O livro é um romance de mesmo nome, escrito por Mario Puzo e publicado em 1969, que conta a história de uma família da máfia italiana que imigra para os Estados Unidos e luta para estabelecer sua supremacia na América depois da Segunda Guerra Mundial. A obra foi o primeiro romance a introduzir a realidade da máfia.

Em 1972, o livro foi adaptado e ganhou versão para o cinema, dirigida por Francis Ford Coppola. Mesmo mais de 45 anos após seu lançamento, o filme ainda é tido como referência para o cinema, com muitos momentos inesquecíveis e cenas marcantes. A fotografia, montagem, roteiro, design de produção e trilha sonora são muito elogiados e servem como verdadeiro estudo para a área do cinema.

Tanto a obra literária quanto a cinematográfica ganharam continuações.

Harry Potter (Harry Potter)

Resultado de imagem para Harry Potter

Com uma literatura moderna e narrativa dinâmica e cheia de personagens, J. K. Rowling conquistou uma legião de fãs ao escrever sobre um universo mágico e dar vida ao bruxo mais adorado ao redor do mundo. A saga de Harry Potter, contada em 7 livros publicados entre 1997 e 2007, foi traduzida em mais de 65 línguas. Os livros da autora venderam mais de 450 milhões de exemplares pelo mundo, dando a ela o status de primeira bilionária da literatura.

A partir de 2001, a série de aventuras foi adaptada para o cinema. Assim como na obra literária, a narrativa cinematográfica é centrada em Harry Potter, que descobre ser um bruxo quando é enviado para estudar em uma escola de magia, aos 11 anos. A história completa é contada em 8 filmes, que marcaram pessoas de diferentes gerações.

Psycho (Psicose)

Resultado de imagem para psycho shower

O livro, escrito por Robert Bloch e publicado em 1959, foi inspirado em um serial killer da vida real: Ed Gein, um dos psicopatas mais famosos da história. Com uma relação conturbada com a autoritária e religiosa mãe, o assassino tenta manter alguns hábitos estranhos escondidos, até ser desmascarado.

No ano seguinte, a história ganhou a famosa versão para cinema, dirigida por Alfred Hitchcock (impossível não lembrar da cena do chuveiro com a música ao fundo, certo?). Psicose tornou-se um clássico filme norte-americano de terror / suspense e é considerado por muitos um dos melhores filmes de terror de todos os tempos e, por isso, ganhou alguns remakes ao longo dos anos – inclusive uma série, a Bates Motel.

Forrest Gump (Forrest Gump: O Contador de Histórias)

Resultado de imagem para Forrest Gump

Mesmo tendo conquistado seis Oscars para o filme, o autor do livro, publicado em 1986, Winston Groom, deixou bem claro que não gostou da adaptação que Hollywood fez de sua história para o cinema. Tanto que a continuação do livro, ‘Gump and Co’, começa com “Jamais deixe alguém fazer um filme sobre a história da sua vida. Quer eles entendam ou não, não importa”.

Discussões à parte, o filme, lançado em 1994 e protagonizado por Tom Hanks, foi um sucesso de bilheteria e apresenta um dos personagens mais carismáticos da cultura pop. Forrest Gump é um homem com QI abaixo da média e cheio de boas intenções. Por acaso, ele acaba participando – e tendo um importante papel – de vários momentos históricos, como a Guerra do Vietnã e Watergate. Desse modo, vemos 40 anos da história dos Estados Unidos pela perspectiva de Forrest.

The Boy in the Striped Pyjamas (O menino do pijama listrado)

Resultado de imagem para The Boy in the Striped Pyjamas

O livro The Boy in the Striped Pyjamas foi escrito por John Boyne em 2006. Com uma narrativa leve, delicada e despercebida, o leitor é apresentado ao cenário da Segunda Guerra Mundial. Toda a história foca no ponto de vista e raciocínio do Bruno, um menino ingênuo de 8 anos, filho de um comandante do exército nazista, e que não entende o que acontece ao seu redor.

O filme, dirigido por Mark Herman, chegou aos cinemas em 2008 e, assim como no livro, mostra a inocência do protagonista e nenhuma cena forte aparece. Todos os acontecimentos estão implícitos e são fáceis de serem deduzidos.

O longa foi escolhido como Melhor Filme segundo o júri popular no Festival de Chicago e indicado em três categorias no British Independent Film Awards, conquistando Melhor Atriz com Vera Farmiga.

The Book Thief (A menina que roubava livros)

Resultado de imagem para The Book Thief movie

Com a mesma temática da história anterior, ‘A menina que roubava livros’, escrito por Markus Zusak e publicado em 2005, apresenta a vida de Liesel Meminger, uma menina que vive durante a Segunda Guerra Mundial e viaja no mundo da literatura através dos livros que ela rouba. Ela aprendeu a ler com a ajuda de seu pai adotivo e do judeu que vive no porão de sua casa, na clandestinidade.

Em 2013, a narrativa finalmente foi parar nas telonas dos cinemas, emocionando uns e decepcionando outros. O roteiro adaptado altera algumas características do livro, como o personagem judeu Max e o fato de que, no livro, a menina roubou livros em diversas oportunidades. Já no filme, a cena do roubo acontece uma única vez.

O filme é delicado, sutil e tenta transmitir os problemas sociais da época.

E aí, sentiu falta de algum filme na lista? Qual você acrescentaria? 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado