A avaliação no Ibeu é um processo contínuo para assegurar que os objetivos do programa sejam atingidos. Sendo assim, o Ibeu deixou de aplicar provas tradicionais e passou a utilizar instrumentos de avaliação que de fato refletissem a experiência de aprendizagem do aluno.
Nesse contexto, a avaliação se destina aos seguintes propósitos:
O Ibeu se mantém em constante atualização e acompanha de perto as transformações no mundo da educação. Nos últimos anos, foi notória a mudança no perfil do aluno e em seu modo de aprender. Portanto, a escola precisa se adequar internamente para que se adapte a este novo aluno.
Já se sabe que a avaliação feita por provas tradicionais não representa o que o aluno é capaz de fazer com o conteúdo ou o quanto ele o domina. Uma nota em uma prova não representa necessariamente o conhecimento adquirido.
A obrigatoriedade do ensino remoto e do uso de ferramentas digitais acelerou a mudança na forma de avaliação e permitiu a implantação de instrumentos que privilegiam a produção linguística e a criação de conteúdo por parte do aluno.
Com a inserção dessas novas ferramentas de avaliação, a produção não mais depende de memorização, sendo dada ao aluno a possibilidade de externalizar ideias, pontos de vista e soluções de problemas. Os múltiplos momentos de avaliação passam a tangibilizar tanto o conhecimento quanto o progresso do aluno. Somado a isso, ele realiza as tarefas de forma personalizada, pois pode realizá-las em seu tempo dentro de um prazo estipulado. Ampliam-se, portanto, o conceito e a compreensão da proposta de se avaliar: da busca pela reprodução de conhecimento acumulado, chega-se à apropriação, criação e produção de conteúdo.
No Ibeu, adotamos, como parte da nota final, testes online e tarefas orais e escritas. Essas ferramentas de avaliação são assíncronas, e os alunos têm um prazo para entrega e recebimento de feedback. Além disso, também empregamos notas dadas pelo professor para o desempenho oral do aluno em aula e autoavaliação.
Os testes online utilizam materiais autênticos de leitura, vídeos e/ou podcasts reais para que os alunos tenham contato com a língua utilizada em jornais, canais de TV e sites americanos. Dessa forma, os alunos têm contato com textos que ele encontrará na vida real desde o início do curso.
Nas tarefas orais e escritas, os alunos podem escolher qual habilidade linguística desejam trabalhar, o formato para a entrega (redações, pôster, apresentação de slides, vídeos, apresentação oral em aula) e o tema dentre os oferecidos pelo professor. As notas são dadas baseadas em rubricas de avaliação (critérios claros do que é esperado dos alunos). Um aspecto que merece destaque é que os alunos podem refazer suas tarefas orais e escritas após receberem o feedback do professor, a fim de melhorar sua performance e elevar sua nota.
O objetivo é colocar o aprendizado em primeiro lugar, já que ele é mais importante do que a nota. No Ibeu, acredita-se que o processo de fazer, receber feedback e refazer permite o avanço e desenvolvimento do aluno.
No segmento infantil, a avaliação é contínua, sendo analisada pelo professor ao longo de todo o curso, com grande foco na oralidade. A produção acontece por meio de atividades de show and tell (mostre e fale) e diálogos curtos. Dessa maneira, além do inglês, os alunos menores praticam autonomia e colaboração durante o processo.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_T37CDZ6YJT | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |