Pesquisar

Como avaliar seus alunos sem aplicar provas

Postado em: 25 janeiro , 2022

Compartilhe com:

Como avaliar seus alunos sem aplicar provas

A avaliação no Ibeu é um processo contínuo para assegurar que os objetivos do programa sejam atingidos. Sendo assim, o Ibeu deixou de aplicar provas tradicionais e passou a utilizar instrumentos de avaliação que de fato refletissem a experiência de aprendizagem do aluno. 

Nesse contexto, a avaliação se destina aos seguintes propósitos:

  • DIAGNÓSTICO: ajuda a identificar o que o aluno já domina e as áreas que ainda precisam ser desenvolvidas.
  • FORMATIVO: determina se os objetivos de aprendizagem foram atingidos ou não e fornece informações específicas para que o aluno entenda em que ponto está e o que falta para atingir o desempenho esperado daquele nível.
  • APERFEIÇOAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: fornece feedback para que o professor replaneje suas aulas, visando melhorar a performance de seus alunos.
  • APRESENTAR OS RESULTADOS FINAIS: o aluno escolhe o formato da entrega de seu projeto, mostra o que aprendeu e recebe a nota final.

O fim das provas tradicionais

O Ibeu se mantém em constante atualização e acompanha de perto as transformações no mundo da educação. Nos últimos anos, foi notória a mudança no perfil do aluno e em seu modo de aprender. Portanto, a escola precisa se adequar internamente para que se adapte a este novo aluno. 

Já se sabe que a avaliação feita por provas tradicionais não representa o que o aluno é capaz de fazer com o conteúdo ou o quanto ele o domina. Uma nota em uma prova não representa necessariamente o conhecimento adquirido. 

A obrigatoriedade do ensino remoto e do uso de ferramentas digitais acelerou a mudança na forma de avaliação e permitiu a implantação de instrumentos que privilegiam a produção linguística e a criação de conteúdo por parte do aluno. 

Com a inserção dessas novas ferramentas de avaliação, a produção não mais depende de memorização, sendo dada ao aluno a possibilidade de externalizar ideias, pontos de vista e soluções de problemas. Os múltiplos momentos de avaliação passam a tangibilizar tanto o conhecimento quanto o progresso do aluno. Somado a isso, ele realiza as tarefas de forma personalizada, pois pode realizá-las em seu tempo dentro de um prazo estipulado. Ampliam-se, portanto, o conceito e a compreensão da proposta de se avaliar: da busca pela reprodução de conhecimento acumulado, chega-se à apropriação, criação e produção de conteúdo.

Se não há provas tradicionais, como são as avaliações?

No Ibeu, adotamos, como parte da nota final, testes online e tarefas orais e escritas. Essas ferramentas de avaliação são assíncronas, e os alunos têm um prazo para entrega e recebimento de feedback. Além disso, também empregamos notas dadas pelo professor para o desempenho oral do aluno em aula e autoavaliação. 

Os testes online utilizam materiais autênticos de leitura, vídeos e/ou podcasts reais para que os alunos tenham contato com a língua utilizada em jornais, canais de TV e sites americanos. Dessa forma, os alunos têm contato com textos que ele encontrará na vida real desde o início do curso. 

Nas tarefas orais e escritas, os alunos podem escolher qual habilidade linguística desejam trabalhar, o formato para a entrega (redações, pôster, apresentação de slides, vídeos, apresentação oral em aula) e o tema dentre os oferecidos pelo professor. As notas são dadas baseadas em rubricas de avaliação (critérios claros do que é esperado dos alunos). Um aspecto que merece destaque é que os alunos podem refazer suas tarefas orais e escritas após receberem o feedback do professor, a fim de melhorar sua performance e elevar sua nota. 

O objetivo é colocar o aprendizado em primeiro lugar, já que ele é mais importante do que a nota. No Ibeu, acredita-se que o processo de fazer, receber feedback e refazer permite o avanço e desenvolvimento do aluno. 

No segmento infantil, a avaliação é contínua, sendo analisada pelo professor ao longo de todo o curso, com grande foco na oralidade. A produção acontece por meio de atividades de show and tell (mostre e fale) e diálogos curtos. Dessa maneira, além do inglês, os alunos menores praticam autonomia e colaboração durante o processo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

OUTROS POSTS

Por que o inglês é tão importante no mundo dos negócios?

Hey, man! Wassup? Você já recebeu um e-mail no trabalho com várias abreviações em inglês e não entendeu nada? Vamos descomplicar a sua vida hoje. ...
17 novembro, 2022

5 hits de 2022 para aprender inglês com músicas

Aprender um novo idioma pode parecer uma tarefa difícil, que exige muita dedicação e tempo. Mas a vivência e a inclusão do idioma na rotina...
10 novembro, 2022

Divirta-se no Halloween do Ibeu: no mês de outubro teremos atividades para crianças e adolescentes! 

As festas de Halloween este ano vão acontecer de forma presencial, por isso mesmo, é bom caprichar na produção. Vamos aproveitar e vivenciar essa data...
31 outubro, 2022

CORAL DO IBEU na cerimônia de abertura da exposição “Caminhos da Independência”, realizada pela Fundação Biblioteca Nacional

Criado em 1962, o Coral do Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, tem como objetivo desenvolver a percepção e a habilidade musical de seus integrantes, bem como...
31 outubro, 2022

Quanto custa um intercâmbio para os EUA?

O sonho de muitos jovens é ter a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Mas esse processo ainda é cheio de dúvidas e...
11 outubro, 2022

Qual a diferença do curso online para o curso remoto? Entenda a diferença e como funcionam essas modalidades.

Existem diferentes tipos de cursos de inglês para adultos. Entenda a diferença entre eles e escolha qual opção é mais adequada à sua realidade.  Você...
9 setembro, 2022

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado