De 22 de setembro a 30 de novembro, está acontecendo a nona edição do projeto intercultural Hemispheres Connection, no qual alunos do Ibeu interagem com alunos de colégios, universidades e escolas de idiomas de vários países. Sempre se comunicando em inglês, eles aprendem sobre outras culturas, ensinam a sua própria e fazem amigos ao redor do mundo.
O projeto foi implementado por mim em 2013, a partir do curso sobre interculturalidade – patrocinado pelo Ibeu – que fizera no ano anterior no Norwich Institute for Language Education (NILE), em Norwich, Inglaterra. O ponto de partida foi um livro do professor escocês John Corbett, cujos ensinamentos discuti com colegas de vários países, que estavam fazendo o curso comigo.
A primeira edição se chamou Rio-Warsaw Connection e envolveu 11 alunos meus e 11 alunos do ensino médio de uma escola em Varsóvia, Polônia. Desde então, fui expandindo o projeto gradativamente, incluindo participantes de cada vez mais países e faixas etárias. Há alguns anos, convidei os professores Sandra Saito e Erick Tristão – ambos têm diversas turmas regulares no Ibeu, e Erick, como eu, também atua no nosso programa de American High School. Em 2016, o próprio professor Corbett também se juntou a nós, trazendo os parceiros internacionais com quem já trabalhava. Desde 2013, já tivemos cerca de 580 alunos de países como Argentina, Brasil (três cidades), Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Polônia e Turquia, incluindo mais de 100 alunos do Ibeu.
As primeiras oito edições do projeto aconteceram em grupos fechados no Facebook. Agora, pela primeira vez, temos a Hemispheres Connection em duas Google Classrooms (por causa do grande número de participantes). Continuamos trabalhando com alguns de nossos parceiros originais e trouxemos outros que estão conosco pela primeira vez. Neste momento, nossos alunos interagem com participantes de Bogotá (Colômbia), Corfu (Grécia), La Plata (Argentina), Natal (RN) e Varsóvia. Conversando sobre um tema diferente em cada uma das 10 semanas, todos eles vão descobrindo o que é similar e diferente em seus gostos musicais e literários, em suas casas e escolas, em suas cidades e países.
Com custo zero para as escolas e alunos participantes e sempre realizada num ambiente online seguro, sob a supervisão dos professores coordenadores, a Hemispheres Connection tem proporcionado inúmeras oportunidades de aprendizado cultural e de aprimoramento linguístico. Para nós, aqui no Ibeu, é uma alegria vermos nossos alunos indo muito além da sala de aula, começando a se tornar verdadeiros exploradores do mundo e, desde os participantes daquela primeira edição em 2013, fazendo amizades que, em alguns casos, se mantêm até hoje.
Hugo Dart – Professor – Tijuca 2 / Ibeu American High School
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado