A tecnologia mudou a forma como pensamos e nos relacionamos. Ter informações à distância de um clique afeta inclusive o cenário da Educação. Contudo, apesar de todas as mudanças, o modelo de ensino das escolas em geral permanece o mesmo há décadas: com foco apenas no professor, aplicação de testes e rejeição ao erro.
No entanto, é importante ressaltar que os alunos de hoje não conhecem a vida antes da internet. Devido a isso, aprender seguindo esse modelo padrão, no qual o aluno é apenas ouvinte do conteúdo, torna-se maçante. Entediados, os estudantes esperam por aulas mais colaborativas e dinâmicas.
Nesse aspecto, entra o papel do professor, que, mais do que nunca, precisa se atualizar e entender o que os novos tempos pedem. A didática utilizada na escola que o professor frequentou não pode ser a mesma da dos alunos atuais, que rapidamente acessam o que querem aprender sem depender de ninguém, devido à facilidade oferecida pela era da internet. E o fato do professor não ser mais o único provedor de conteúdo como no passado é uma das maiores dificuldades que ele enfrenta atualmente. Portanto, é preciso haver troca entre o corpo discente e docente para garantir o engajamento. Para isso, o protagonismo dos alunos deve ser estimulado e seu interesse e curiosidade despertados a partir dos assuntos trabalhados em sala de aula.
“O maior desafio do professor de inglês atualmente, em minha opinião, é a necessidade de personalização de acordo com a sua audiência. A única forma de mudar o cenário atual é estudando e se atualizando. Cursos mais curtos, nos quais o professor possa ter um ambiente de troca e se informar sobre o que está acontecendo, me parece uma das decisões acertadas para o professor do século XXI”, sugeriu a superintendente acadêmica Vania Furtado. “Os novos tempos nos trazem muitas facilidades como, por exemplo, permitir que o profissional faça sua learning track, ou seja, o professor também é o agente de seu desenvolvimento profissional escolhendo o caminho a seguir”, concluiu.
Para atender a essa demanda, o IBEU lançou o Teacher Learning Lab, curso dividido em módulos, os quais podem ser frequentados de forma isolada. Além dos encontros presenciais, os docentes terão acesso também a um material online, reforçando o aprendizado. Segundo Vania, o curso beneficiaria principalmente os alunos, pois contarão com professores mais conectados e engajados às questões atuais e relevantes para seu universo.
“O primeiro módulo do curso, Language Development 4 Teachers, busca discutir o uso natural de vocabulário e gramática levando em consideração esse novo momento. Os módulos são independentes, com assuntos variados, que entendemos ser importantes para os professores atualmente, tenha ele muita, pouca ou nenhuma experiência em sala de aula”, explicou Vania.
Para ter mais informações e se inscrever no TLL, clique aqui.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_T37CDZ6YJT | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |