A pandemia trouxe à tona diversas vulnerabilidades da Educação. A mudança do ambiente físico para o remoto fez com que professores, que não incluíam o uso de tecnologia em sua prática diária, precisassem se adaptar de forma repentina. Felizmente, por fazerem parte de uma Google School e já estarem habituados com o uso de ferramentas tecnológicas em aula, os professores do Ibeu não sentiram tanto impacto com essa mudança.
Abaixo, enumeramos alguns dos desafios mais recorrentes vividos pelos docentes durante esse processo de adaptação de suas aulas ao mundo virtual, além das soluções encontradas.
Lidar com a própria dificuldade em usar a tecnologia para acessar as plataformas em que lecionariam foram os primeiros obstáculos encontrados pelos professores no último ano.
Para contornar a situação, os docentes precisaram atualizar seu conhecimento e sua bagagem tecnológica. Com isso, passaram a usar tecnologia a seu favor, implementando, em suas aulas à distância, dinâmicas com jogos e realidade aumentada, garantindo, assim, maior engajamento de seus alunos.
Que professor não precisou quase implorar para que seus alunos ligassem a câmera para ele não sentir que está falando sozinho?
O ensino remoto é um desafio muito maior que o presencial. Os alunos se dispersam com mais facilidade e perdem o interesse mais rapidamente. Captar a atenção dos estudantes não tem sido tarefa fácil, mas os professores mais antenados deram um show de criatividade para garantir uma aula interativa. E, para isso, rolou de tudo, como uso de apetrechos e fantasias, na educação infantil, e aplicativos diferenciados, para os adolescentes.
Não podemos deixar de mencionar que, além de lidar com suas próprias incertezas e inseguranças, os professores também tiveram que enfrentar a angústia, a ansiedade e o medo de seus alunos.
O isolamento aflorou esses sentimentos, assim como a sensação de não fazer mais parte de um grupo. O ser humano, que sempre foi acostumado a viver em sociedade e ser parte de um coletivo, se viu isolado de repente. Para atenuar essa situação, os professores precisaram criar uma sensação de pertencimento mesmo em isolamento social. E foi com muita sensibilidade que eles promoveram até festinhas de aniversário remotas com bolo e tudo para seus alunos.
A pandemia testou a capacidade de resiliência e tolerância ao estresse de todos. Não à toa, essas habilidades socioemocionais também fazem parte das skills que se esperam dos futuros profissionais*.
O modelo de ensino vigente tem servido de barreira à inovação há algumas décadas. Ao mesmo tempo em que existem professores relutantes em flexibilizar seus métodos de ensino, há também estudantes que ainda não assumem seu protagonismo no aprendizado.
Se o processo de avaliação das escolas já era considerado obsoleto por muitos estudiosos, a pandemia veio para corroborar esse pensamento. Tornou-se impossível avaliar o conhecimento dos alunos por meio de provas tradicionais.
Dessa forma, outros meios de avaliação surgiram, os quais colocaram à prova as habilidades obrigatórias ao profissional do futuro*, são elas: solucionar problemas, uso e desenvolvimento de tecnologia, autogerenciamento e trabalho em equipe. Com isso, tornou-se mais valorizado, no modelo de avaliação, a capacidade de inovar, o pensamento crítico e analítico, a criatividade e a liderança. Cada vez mais o aluno é protagonista do próprio aprendizado, e o professor assume papel de mediador e não expositor de conhecimento.
“Não é aceitável um modelo educacional em que alunos do século XXI são ‘ensinados’ por professores do século XX, com práticas do século XIX.”
Professor José Pacheco – Escola da Ponte
*Fonte: Future of Jobs Report, 2020, Fórum Econômico Mundial.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_T37CDZ6YJT | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |