No último post, falamos um pouco sobre o ensino híbrido – ou blended learning – e os seus modelos. Nos últimos meses, o termo ensino híbrido tem sido usado para nomear mais uma modalidade que surgiu pela necessidade de um novo modelo de ensino pós COVID 19. O modelo em questão permite que uma turma de alunos seja dividida em grupos, e esses grupos se revezem entre a aula presencial e a aula remota. Dessa forma, metade dos alunos assiste à aula na escola e metade assiste à mesma aula, ao mesmo tempo, mas de casa. E depois os grupos se revezam.
O modelo surgiu pelas necessidades de distanciamento em sala (e consequente inabilidade de acomodar todos os alunos em uma mesma sala) e também pela insegurança de alguns pais em enviar seus filhos para as aulas. Apesar de não ser um dos 7 modelos reconhecidos como ensino híbrido, ele tem sido chamado dessa forma por conciliar o virtual com o presencial.
Algumas teorias ajudam a entender um pouco melhor o funcionamento desse modelo que pode parecer desafiador de primeira. A primeira teoria se chama Hyflex learning (Brian Beatty, 2012). O nome é uma mistura de hybrid (híbrido) + flexible (flexível), e seu objetivo é fazer com que os alunos tenham experiências equivalentes, seja presencialmente ou online de forma síncrona (ao vivo) ou assíncrona (no tempo do aluno). O hyflex é uma solução flexível para as escolas que estão sendo desafiadas por questões de espaço de sala de aula ou orçamento. Neste vídeo aqui, vemos uma adaptação do termo para o português: AltFlex, que mantém a ideia de uma aula altamente flexível.
Outra teoria que embasa esse modelo chama-se Resilient Pedagogy (Josh Eyler, 2020) – ou pedagogia resiliente. É uma estratégia de desenho de curso que faz com que as aulas sejam o mais resistentes à disrupção possível. A ideia é que o professor planeje uma única vez, considerando o que irá funcionar para os alunos não importa onde eles estejam.
É claro que, por ser um novo modelo, é bastante desafiador e há muito a se considerar. Nas aulas de inglês por exemplo, não abrimos mão da interação entre os alunos. Como manter essa interação entre alunos remotos e presenciais? Há escolas adotando modelos que limitam essa interação e em que os alunos de casa só veem o professor. Isso pode funcionar para aulas mais tradicionais, talvez, mas para nós é essencial que os alunos aprendam com seus colegas.
Não podemos tornar esse novo modelo um fardo para o professor também. Como funcionaria esse planejamento? Seriam duas aulas diferentes? Diferentes tarefas para alunos online e presenciais? Isso ocasionaria um trabalho extra para o professor e também não é o que desejamos. O que acreditamos é em uma única aula que funcione para os dois grupos de alunos. Há muito tempo já trabalhamos com BYOD (bring your own device – traga o seu próprio dispositivo) e utilizamos ferramentas digitais nas aulas. Agora não tem como ser diferente. Muitas ferramentas digitais auxiliam na interação e colaboração entre os alunos, especialmente se eles não estão todos em sala.
Fato é que o modelo é novo e há muito ainda a se aprender! O que não podemos esperar é que as coisas voltem ao “normal” pós-pandemia e precisamos entender o que irá funcionar melhor para o aprendizado, sem deixar de levar em conta a segurança e bem-estar de todos os envolvidos.
Roberta Freitas
Coordenadora Acadêmica e Google Innovator
Referências:
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_T37CDZ6YJT | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |