Mais de cem voluntários do Ibeu participaram do Clean Up The World, no último sábado, 21 de setembro, no Rio de Janeiro. Nem mesmo a chuva foi capaz de desmotivar o grupo que recolheu, em média, 286 quilos de lixo nos sete pontos representados pelo curso de idiomas. Segundo os organizadores do projeto, de 25 a 30% do lixo recolhido na ação é reaproveitado.
O projeto nasceu na Austrália há 26 anos, e esta é a 17ª vez que o Brasil participa do mutirão, cujo tema foi “Air Pollution” – Poluição do Ar. Neste ano, o Ibeu abraçou a causa e se engajou na limpeza de diversos locais, dois deles inéditos no circuito oficial: os bairros Icaraí, no município de Niterói, e Ilha do Governador, na cidade do Rio.
A assistente administrativa Andrea Teixeira participou como coordenadora em Niterói. Para ela, fazer parte de uma instituição que se preocupa com essa causa é muito gratificante. “A mudança precisa começar por algum lugar e que bom que é pelo Ibeu e que eu faço parte dessa história”.
Andrea contou que se inscreveu para servir de modelo para os filhos. “Sempre ensinei a eles que não se deve jogar lixo no chão, mas queria ser o exemplo mostrando na prática. Eu quero que eles apliquem esse ensinamento e que respeitem e valorizem o trabalho das pessoas responsáveis pela limpeza em qualquer local”, disse ela que participou da ação com a família.
Os locais em que tiveram representantes do Ibeu foram: Praia de Icaraí, em Niterói; Praia da Bica, na Ilha; Parque dos Patins, na Lagoa; Parque de Madureira; Praia do Recreio; Praia da Barra da Tijuca; e Praia de Ipanema. O evento começou às 10h e se estendeu até às 13h, exceto em Madureira que aconteceu das 14h às 17h.
Brasil
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11,3 milhões de toneladas por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, segundo o relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com base no Banco Mundial, divulgado em março deste ano.
De acordo com o estudo, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. Além disso, segundo o dado divulgado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2016, estima-se que, em 2050, haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos.
Com apenas 9 anos, Mirella dos Reys já reconhece a importância desse tipo de ação para o meio ambiente e se sente realizada em participar. “Eu me sinto muito útil, porque estou ajudando os animais”, contou.
Clean Up The World
O Clean Up The World é uma ação de proporção mundial em prol da preservação do meio ambiente que consiste na limpeza de locais realizada por voluntários. O projeto, realizado por uma organização apolítica sem fins lucrativos e não governamental, foi criado em 1993, na Austrália, mas avançou ao longo dos anos. O mutirão de limpeza acontece em 133 países, simultaneamente, no terceiro fim de semana de setembro e já mobiliza mais de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. A data da ação foi instituída no terceiro fim de semana de setembro por marcar o fim do verão europeu, quando as praias ficam mais sujas devido ao turismo e à maior frequência. O site oficial do evento possui todas as informações necessárias: https://www.cleanuptheworld.org/news
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado