como-escolher-um-curso-de-ingles-ideal

Como escolher um curso de inglês ideal?

Há muitas opções de cursos de inglês atualmente e todos prometem a aquisição da língua desejada: ensinam gramática e vocabulário; trabalham pronúncia, leitura e escrita; e oferecem momentos de conversação. Se essa é a visão que você tem do papel de um curso de inglês, está na hora de uma mudança de mindset. Todo espaço de ensino, seja ele qual for, deve ir além do simples ato de transmitir o conhecimento. Deve estar em sintonia com seu tempo para preparar seus alunos para o que está por vir.

Estar em sintonia com as tendências educacionais faz bem!

Destacamos dois aspectos que fazem toda a diferença no processo de aprendizagem e que devem ser levados em consideração na sua escolha.

Trabalhar competências

A sala de aula não pode ser um lugar para perpetuar regras gramaticais e desenvolver habilidades linguísticas por si. Antes, deve ser um espaço que desenvolva o potencial que todo aluno tem de transformar o meio em que vive.

Atualmente, não podemos pensar a aquisição de uma segunda língua em um processo que deixe de desenvolver competências tais como o exercício da curiosidade, a utilização de diferentes linguagens – a artística, a oral, a visual, etc. Ou, que deixe de fora o uso criativo das tecnologias tão presentes no dia a dia dos alunos. Isto para mencionar apenas três das diversas competências desejadas no século em que vivemos.

Despertar a curiosidade

Um curso de inglês de excelência tem por essência exercer o papel de inspiração. Tudo nela concorre para este fim: a adequada decoração de sua dependências – espaços lúdicos, interativos, makers, digitais; as propostas em sala de aula, que devem estimular uma participação ativa do aluno; o papel adotado pelo professor – líder, colaborador, norteador, questionador, fomentador, gestor de sua forma de aprendizado, solucionador de problemas, autônomo. É fundamental que seus professores sejam certificados e treinados desde o momento em que começam a trabalhar na instituição, com um monitoramento constante de suas práticas em sala de aula. 

Portanto, a escolha de um curso de inglês deve ser feita de forma cuidadosa. Exercer educação cabe a quem está sintonizado com seu tempo e as demandas do futuro. Só instituições assim fazem bem: que tal conhecer mais sobre o Ibeu e experimentar um inglês sem igual? Saiba a unidade mais próxima de você.

Jorge Braga. Professor e Mentor no Ibeu. Atualmente, é responsável pelo programa de Mentoria oferecido pelo Departamento Acadêmico aos professores recém contratados pela instituição. Mestre em Literatura Portuguesa (UFRJ). Bacharel em Língua e Literaturas pela UFRJ. Possui o certificado COTE (Universidade de Cambridge).

You Might Also Like