Quero aprender inglês: por onde eu começo?

Aprender um novo idioma pode ser assustador, especialmente no início. Se você está começando a aprender inglês, existem algumas formas de desenvolver suas habilidades de fala, leitura, escrita e compreensão auditiva de uma forma divertida e eficaz.

Comece com o que você realmente quer

É provável que seus estudos de inglês sejam muito mais rápidos se você lembrar constantemente de seus motivos para aprender. Estabeleça metas e tenha clareza do porquê você quer aprender o idioma. Por exemplo, talvez você planeje viajar para o exterior e precisará da língua inglesa para se comunicar, ou você queira entender melhor as piadas das suas séries favoritas, ou talvez você simplesmente não queira perder nenhum detalhe sobre aquele seu ídolo que posta tudo em inglês.

Faça do inglês parte da sua vida cotidiana

Não importa o método de estudo que você escolher, certifique-se de praticar inglês diariamente. Essa é a melhor maneira de desenvolver suas habilidades no idioma e garantir que elas sejam realmente incorporadas. Abra os olhos, o inglês está ao seu redor! Comece prestando atenção nas músicas que ouve, nos programas de TV de que gosta, nas opções que já tem perto de você. Mantenha-se curioso em relação ao idioma e veja o que acontece.

Altere as suas configurações

Em que idioma está o seu telefone no momento? Se você disser português, a mudança para o inglês pode trazer diversos benefícios. Esse pequeno ajuste submerge você automaticamente em um mundo e uma cultura nativos de língua inglesa. Estamos em conexão diária com a tecnologia e integrá-la ao aprendizado é uma atividade essencial, que pode ser facilmente adaptada à sua rotina. Já checou o seu tempo de tela no celular só hoje?

Conecte seu aprendizado à sua vida e seus interesses

Crie seu próprio ambiente de língua inglesa. Existem muitas páginas e perfis interessantes em inglês para seguir nas redes sociais, talvez você até já siga alguns! Acompanhe as conversas, leia as diferentes opiniões e críticas. O melhor disso tudo é que você vai pegar palavras e até frases que são frequentemente repetidas pela maioria das pessoas na seção de comentários, já que todos estão discutindo aquela postagem. Se tiver coragem, adicione seu próprio comentário, envolva-se e compartilhe suas ideias. Não precisa ser nada longo!

Utilize estratégias

Quando você começar a ouvir falantes nativos de inglês, será difícil entender todas as palavras que eles estão dizendo, então concentre-se nas palavras que você reconhece e tente descobrir o significado com base no contexto. E cada vez que você procurar uma nova palavra do vocabulário, tente encontrar um sinônimo (uma palavra com o mesmo significado ou semelhante) e um antônimo (uma palavra com significado oposto).

Por fim, lembre-se de que cada pequena mudança ajuda e, quando você sentir que não está vendo a progressão que gostaria, lembre-se de que esses pequenos passos eventualmente se transformam em grandes coisas, se não imediatamente, no futuro. Assim como o café da manhã, inclua pelo menos um desses itens em sua rotina diária and always have fun!

Referências:

14 essential tips for beginners when studying english
5 ways to make English a part of your daily life

Isabella Campos
Coordenadora acadêmica no Ibeu. Responsável pelo segmento infantil e soluções para escolas da instituição. Mestranda em Desenvolvimento Profissional para o Ensino de Idiomas pela Universidade de Chichester. 

 

You Might Also Like