Pesquisar

Qual é o meu nível de inglês? Conheça os 6 níveis e como descobrir o seu!

Postado em: 10 abril , 2023
aprendizagem nível de inglês

Você já teve curiosidade de saber qual é o seu nível de inglês? Essa é uma pergunta frequente para alunos que estão aprendendo o idioma e querem mensurar o seu desenvolvimento, e também para aqueles que desejam ingressar em uma escola de inglês. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre níveis de inglês e a sua classificação correta.

Continue acompanhando o post até o final para ficar por dentro desse assunto importantíssimo!

Como mensurar seu nível de inglês com o CEFR

O Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (CEFR) é o guia utilizado no mundo todo para definir os níveis de inglês de acordo com o conhecimento do estudante. Abaixo, vamos explicar como ele funciona!

Mensurando seu nível de inglês com o CEFR

Este quadro divide o conhecimento em três categorias: A (Básico), B (Independente) e C (Proficiente). E essas categorias são divididas em 2 subcategorias cada. Dessa forma, é possível criar um padrão global mais fiel ao conhecimento de cada pessoa falante da língua. 

Neste artigo vamos te apresentar as características de cada uma, e, ao final, você com certeza vai saber qual é a melhor forma de descobrir em que nível você está.

Nível de inglês A – Básico

A1 (iniciante)

O aluno com nível de inglês A1 é aquele que está iniciando seus estudos na língua inglesa. Ele ainda tem dificuldades para se expressar e entender outras pessoas, mas consegue usar expressões básicas como dizer o nome, de onde vem, agradecer, etc.

Este é o nível de inglês para quem começa do “zero” e precisa ainda se familiarizar com as diferenças do novo idioma. 

Uma ótima forma de potencializar a aprendizagem de inglês neste nível, é assistir séries em inglês. Confira aqui algumas seleções de séries para praticar o idioma!

A2 (básico)

Já o aluno com nível de inglês A2, tem mais familiaridade com o idioma e consegue ir um pouco mais além. Ele entende melhor expressões em inglês e consegue descrever, de forma simples, atividades cotidianas e alguns sentimentos.

Dessa forma, este é o nível de inglês para quem já tem algum conhecimento do idioma e precisa de mais contato para evoluir sua aprendizagem.

Nível de inglês B – Intermediário

B1 (intermediário)

O aluno com nível de inglês B1 consegue entender bem os assuntos que são relacionados ao seu cotidiano. Assim, ele expressa bem desejos e sentimentos, mas ainda com algumas dificuldades de ser claro. Também consegue expressar opiniões e participar de conversas em inglês.

Este é o nível de inglês para quem já conhece bem o idioma e está caminhando para o nível independente mínimo.

B2 (independente mínimo)

O estudante que está no nível de inglês B2 entende assuntos mais complexos relacionados a sua vida e trabalho. O aluno consegue opinar sobre assuntos diversos, expondo sua opinião e fazendo diferentes associações. Além disso, consegue interagir com nativos sem muita dificuldade.

Este é o nível de inglês para alunos que já se comunicam neste idioma de forma independente.

Nível de inglês C – Proficiente

C1 (independente máximo)

Alunos C1 possuem um vasto conhecimento de inglês, com vocabulário amplo e articulação avançada. Eles conseguem ler e entender textos acadêmicos sem dificuldade, independente do grau de complexidade do assunto. Assim, conversam de forma fluida e fácil com nativos.

Este é o nível de inglês para falantes avançados da língua!

C2 (proficiente)

O estudante com nível C2 de inglês consegue entender praticamente tudo que ouve e lê com pouco esforço. Ele vivencia o idioma fluidamente e consegue distinguir de forma descomplicada variações de discursos. 

Este é o nível de inglês mais avançado que um estudante pode chegar.

Como descobrir o seu nível de inglês? 

aprendizagem nível de inglês

Existem diversos testes online que prometem atestar o nível de inglês que uma pessoa possui, mas nesse caso é importante ter uma avaliação que seja oficial e permita que você use essa informação em aplicações para universidades estrangeiras, empregos, etc.

Exames como o TOEFL, IELTS, são adequados para esse propósito.

O Ibeu é um centro aplicador desses testes de nivelamento e muitos outros testes de proficiência. Você pode entrar em contato com a gente para saber mais e entender qual é o mais indicado para o seu objetivo. Além de continuar praticando o inglês com os nossos cursos e chegar a tão sonhada fluência.

Para mais informações, fale com a nossa central de atendimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado