Aproximadamente 65% das crianças do ensino fundamental trabalharão em cargos que não existem hoje*. Que a indústria da Educação está se transformando, como resposta a uma nova geração de alunos, todo mundo já sabe. É preciso, então, ficar atento às tendências que alcançarão um maior envolvimento dos estudantes. No campo da tecnologia, por exemplo, destaca-se o uso mais frequente de inteligência artificial, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
Por estar antenado a essas mudanças, o IBEU implementou aulas com óculos VR e, no início do semestre, ganhará outra novidade nas turmas voltadas aos adultos: o Merge Cube, cubo de realidade aumentada. O propósito da realidade virtual e aumentada é aprender teoria e prática ao mesmo tempo, já que o aluno é inserido no ambiente que está estudando.
“O cubo possibilita o trabalho com a língua de forma interdisciplinar, o que gera maior engajamento, provoca curiosidade e motiva os alunos”, afirmou a coordenadora acadêmica Roberta Freitas.
O mundo está cada vez mais conectado, portanto é necessário que haja interdisciplinaridade nas matérias oferecidas nas escolas relacionando-as, principalmente, à vivência diária. A tendência é enfatizar habilidades para propósitos gerais da vida, competências que vão além do conhecimento técnico e estão ligadas ao relacionamento interpessoal. É sobre tirar o foco do que o aluno sabe e colocar no que ele é capaz de fazer com o conhecimento adquirido. Conhecimento sozinho não basta, é preciso saber aplicá-lo.
A atual aposta é o chamado maker mindset, o qual promove o pensamento criativo em vez do consumo passivo de conteúdo. Quando antes habilidades como resolução de problemas matemáticos eram glorificadas, hoje há uma valorização das soft skills, como pensamento crítico, inteligência emocional, tomada de decisões e capacidade de gerar soluções para problemas reais. Empresas buscam seus candidatos levando cada vez mais em conta essas características.
E a tecnologia veio para facilitar a vida dos usuários. O professor atual precisa levar em consideração as novas ferramentas e usá-las a seu favor, tornando suas aulas mais dinâmicas e interativas. Engana-se quem pensa que a tecnologia pode substituir o professor, pois seu papel é central na produção de bons profissionais, independentemente da área de atuação. Um sistema de ensino eficiente depende diretamente do corpo docente. No entanto, para que cumpra seu objetivo, precisa ele mesmo ter recebido instrução de qualidade, e cursos de curta duração e alto valor prático têm sido a escolha certeira.
É nesse aspecto que o Teacher Learning Lab o ajudará. Pois ter um professor que saiba explorar o potencial das tecnologias educacionais é um benefício aos alunos. A atualização tornará as aulas mais atrativas, dinâmicas e eficazes, criando, assim, uma aproximação entre discente e docente.
*Fonte: Relatório The Future of Jobs 2018 feito pelo Fórum Econômico Mundial
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_T37CDZ6YJT | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__trf.src | 1 year | No description available. |
_dc_gtm_UA-9911360-1 | 1 minute | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
cookielawinfo-checkbox-anuncios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
li_gc | 5 months 27 days | No description |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |