Como preparar o seu inglês para uma viagem

Está planejando uma viagem e está com medo do seu inglês não dar conta? Não sabe como se preparar para sua primeira viagem internacional?

Então esse post é para você! Hoje vamos dar dicas de como se preparar para uma viagem internacional e não passar perrengues por conta do inglês!

 

Use apps para te ajudar na comunicação

 

Muitas vezes nós até falamos inglês e conseguimos nos virar, mas na hora do nervoso muitas vezes dá um branco e precisamos de uma mãozinha. Ou então queremos lembrar daquela palavra específica e ela não vem ou precisamos saber o que significa aquele ingrediente no cardápio e não sabemos… É aí que entram os apps de tradução que podem dar uma boa ajuda!

 

Google Translate

O app mais conhecido de tradução e que quebra um galhão! São mais de 100 línguas disponíveis para tradução em texto, voz ou caracteres. O app pode ser usado de quatro formas diferentes:

  1. Você digita a frase na sua língua e recebe a tradução na língua que você deseja (ou vice-versa). E o melhor é que você ainda pode escutar a tradução para falar certinho ou dar o telefone para a outra pessoa escutar!
  2. Você pode falar a frase e o app automaticamente reconhece e traduz para a língua desejada. Pode também pedir para a outra pessoa falar e ter a frase traduzida no app. Dá até para levar pequenas conversas nesse vai e vém já que tanto a pessoa falando em outro idioma quanto você falando em português terão suas falas traduzidas! Para fazer isso, é só clicar na opção conversa.
  3. Você pode “escanear” imagens com palavras/ frases na outra língua e conseguir a tradução instantaneamente. É prático para foto de cardápios, placas, mensagens etc. Dentro do app você clica na câmera. Aí é só direcionar a câmera do seu celular para a imagem que deseja traduzir e você já vê ali mesmo na imagem a tradução. Ou tirar uma foto também.
  4. Há ainda a opção de captura por voz. Se você for só ouvir alguma coisa, sem precisar responder, é a melhor opção! Pode ser em uma palestra, tour guiado, um aviso no metrô…

Ah, e você pode salvar suas frases favoritas para encontrá-las mais rapidamente. Outra facilidade do app é a opção de baixar os pacotes de idiomas para poder usar o app offline e não depender da internet. É só clicar em Tradução off-line e escolher o idioma que você quer baixar (o tradutor offline só funciona com textos e imagens!).

Takeasy

O app para localizar um intérprete na língua que você precisa (tem suporte a Inglês, Japonês, Coreano, Espanhol, Russo, Alemão e Português). Pode ser muito útil em uma conversa com médicos, em caso de acidente com carro alugado, ou qualquer outra necessidade que precise de termos específicos ou uma conversa mais longa. Você faz uma chamada online e tradutores irão resolver o seu problema com a língua.

 

Treine e memorize frases importantes para o dia a dia

É sempre bom já ir com algumas frases úteis para o dia a dia memorizadas! Selecionamos algumas que podem te ajudar!

 

Bom dia. – Good morning.

Boa noite. – Good evening.

Tenha um bom dia. – Have a good day.

Tenha uma boa noite. – Have a good night.

Você pode me ajudar? – Can you help me?

Obrigado(a). – Thank you.

Com licença. – Excuse me.

Desculpe! – Sorry!

Você pode repetir, por favor? – Can you repeat it, please?

Eu não estou entendendo. – I don’t understand.

Eu vou querer uma cerveja. – I’ll have a beer.

Eu vou querer o macarrão. – I’ll have the pasta.

A conta, por favor – The check, please.

Mesa para cinco pessoas. – A table for five.

Onde fica o banheiro? – Where is the bathroom?

Como eu chego à estação de metrô? – How do I get to the subway station?

Você aceita dinheiro/ cartão? – Do you take cash/ credit card?

Quanto custa o vestido? – How much is the dress?

Eu vou levar. – I will take it.

Você pode tirar uma foto pra mim, por favor? – Can you take a picture for me, please?

 

Faça um curso de inglês para ficar mais seguro

Se você está bastante inseguro, ou quer dar aquele gás no inglês antes de viajar, é sempre válido fazer pelo menos seis meses de curso de inglês. Assim você dá uma reciclada no inglês e fica mais confiante para a viagem.

O Ibeu pode te ajudar. Veja como você aprende no Ibeu.

 

Honestidade é o melhor caminho!

Não sabe dizer alguma coisa? Peça desculpas (em inglês ou na língua do país) e recorra a outras possibilidades para se comunicar! Vale apontar, desenhar, fazer mímica, usar app de tradução… Tudo é possível com boa vontade. E normalmente as pessoas ficam mais simpáticas se você começa falando na língua delas! Vamos te dar mais uma mãozinha e colocar aqui o básico para você se virar em algumas línguas:

 

Inglês

Good morning/ Good afternoon/Good evening! How are you? I don’t speak English…

Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite! Tudo bem? Eu não falo inglês…

Yes/ No Sim/ Não

Please Por favor

Thank you! Obrigado(a)!

 

Francês

Bonjour!/ Bonsoir! Ça va? Je ne parle pas Français…

Bom dia/ Boa noite! Tudo bem? Eu não falo francês…

Oui/ Non Sim/ Não

S’il vous plait Por favor

Merci! Obrigado(a)!

 

Espanhol

¿Buenos días/ Buenas tardes/ Buenas noches, qué tal? No hablo español…

Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite! Tudo bem? Eu não falo espanhol…

Sí/ no Sim/ Não

Por favor Por favor

Gracias! Obrigado(a)!

 

Italiano

Buongiorno/ Buonasera, come stai? Non parlo italiano

Bom dia/ Boa noite! Tudo bem? Eu não falo italiano…

Sì/ Non Sim/ Não

Per favore Por favor

Grazie! Obrigado(a)!

 

Alemão

Guten Morgen/ Guten Abend! Wie geht’s? Ich spreche kein Deutsch…

Bom dia! Boa noite! Tudo bem? Eu não falo alemão…

ja/ nein Sim/não

Bitte Por favor

Danke! Obrigado(a)!

 

Relaxa e have fun!

Não vai ser por conta da língua que você vai deixar de se divertir numa viagem, né? Não sofra por antecipação, relaxa e lembra que todo mundo passa por isso. Sempre vai ter alguém disposto a te ajudar. E seja cara de pau! Fale do jeito que conseguir, é só ser educado 😉

 

Roberta Freitas, Coordenadora de Tecnologia Educacional do Ibeu. Formada em Letras (inglês/ Português) e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RJ.