Neste ano completamos 41 anos de parceria com a Universidade da Flórida. No Programa UF in Rio, os alunos norte-americanos passam 6 semanas no Rio de Janeiro, aprendendo Português para Estrangeiros no Ibeu.
Participam também de palestras, aulas de samba, forró e capoeira, além de excursões que permitem que eles aprofundem seu conhecimento do idioma e da cultura brasileira. Ficamos responsáveis por dar suporte também durante a hospedagem desses alunos em casas de família, para que eles tenham uma verdadeira imersão em português e possam se familiarizar com os costumes locais.
Vejam o que Kimberly Iglesias e Thomas Moore, dois dos alunos que participaram do Programa este ano, têm a dizer a respeito.
UF in Rio: Aprendendo Português na Cidade Maravilhosa
por: Kimberly Iglesias
Nota da autora: Por que a gente não pode parar de lembrar do verão na Cidade Maravilhosa? Por que ela não sai das nossas memórias? É simples: porque ela se chama Rio de Janeiro; ninguém esquece ela.
Todo mundo faz a mesma pergunta para mim: por que você quis estudar essa língua, garota? De todas as línguas neste mundo, o Português por quê? Nunca tinha visto isso.
Tem muitas razões e decisões que me levaram até as portas do Ibeu e o programa UF no Rio. Eu e meus amigos começamos a aprender o Português fora do Brasil. A gente falava de um jeito normal, nada especial. Pudemos entender e falar suficientemente bem, mas o jeitinho brasileiro estava faltando. Isso não foi um problema que a Cidade Maravilhosa não pudesse resolver.
Desde que eu cheguei no Rio, o pessoal do Ibeu e todo mundo só falava em Português. Eu nem podia deixar de prestar atenção por um segundo ou podia me arriscar a não entender nada! Com o meu ouvido ainda não acostumado, andava mais ou menos tensa. Mas sutilmente, esse ouvido meu começou a se aclimatar à cidade agitada. Eu andava pelas ruas escutando todas as conversas das pessoas. Os garçons dos restaurantes e botecos, os porteiros dos prédios e as crianças que jogavam comigo e meus amigos na praia da Barra e de Copacabana; a fala deles é cativante. Tão cativante que seu jeito de falar ficaria em mim e eu começaria a falar assim no meu dia-a-dia.
Além da cidade ser um lugar movimentado, eu encontrei meus espaços de tranquilidade e relacionamentos pessoais. A minha família hospedeira, meus porteiros favoritos e meus amigos. Amei o lugar onde Ibeu me colocou. Foi um lugar onde eu pude ver como essas pessoas se relacionam, como os sotaques e a velocidade da fala variam, e quanto mais amor eles dão às pessoas que se tornam parte da sua família. Tenho saudades deles e desse amor. Tenho saudade de falar com os porteiros, e sinto falta deles cuidando de mim. Tenho saudade de só ouvir Português. Tenho saudade.
Nunca pensei que também faria amizade com os meus professores, mas também aconteceu. Aprender com eles foi fácil. Eles se converteram em meus amigos, que queriam me ver tendo sucesso e queriam que nós desfrutássemos do seu lindo Brasil. Não só nos ensinavam dentro da sala de aula, mas saímos para nos divertirmos e viver o que estávamos aprendendo. Com eles aprendi gírias e brincadeiras cariocas e brasileiras demais. Cada um deles é tão especial para mim; vejo seus corações lindos e a gentileza que flui deles. Dou graças a Deus por eles e que Ele continue abençoando a vida dessas pessoas inesquecíveis.
Cara, se eu escrevesse aqui todas minhas aventuras e experiências no Brasil aprendendo Português, seria muito longo para contar. Vai ser melhor se você vier mesmo e vir a maravilha com seus próprios olhos.
UF in Rio 2022:
Por: Thomas Moore
Oi pessoal, estou escrevendo hoje para falar sobre uma das melhores experiências da minha vida. E foi sério, sem dúvida, um momento de mudança de vida. Meu tempo no Ibeu foi interativo e envolvente. Eu me conectei facilmente com meu professor, que agora considero um amigo de verdade. O resto da equipe também foi extremamente amigável, prestativa e atenciosa. As excursões semanais que fizemos também me ajudaram a me trazer uma perspectiva abrangente do Rio. Até mesmo a pausa diária para o lanche foi um bom momento, pois conheci melhor todos os membros da equipe. No geral, eu recomendo totalmente o programa! Vá em frente, você não vai se arrepender.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado