Hey, man! Wassup?
Você já recebeu um e-mail no trabalho com várias abreviações em inglês e não entendeu nada? Vamos descomplicar a sua vida hoje.
Para começar, vale lembrar que o mandarim é a língua mais falada do mundo quando o critério é apenas falantes nativos. No entanto, em relação ao total de falantes, o inglês tem maior número. O mandarim é um idioma que, pelo nível de dificuldade, poucos optam por aprender como segunda língua.
O inglês é fundamental no mundo dos negócios. Por isso, é bastante comum sermos bombardeados de gírias e abreviações bastante usadas pelos falantes nativos. Aquele tipo de coisa que você só aprende convivendo com o idioma.Separamos alguns termos e expressões bastante úteis para você dar o primeiro passo no “corporativês” — jargões utilizados no mundo corporativo. Na maioria das vezes, são termos em inglês que poderiam ser substituídos facilmente por palavras em português.
Ok, vamos do início. Seu negócio vende para o público B2C ou B2B? Provavelmente você já escutou essas siglas. Elas significam “business to consumer” “business to business” respectivamente.
E o que é o EBITDA de uma empresa? Ebitda (em inglês, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Basicamente um indicador financeiro bastante utilizado para avaliar empresas.
De forma simples, é um indicador que demonstra quanto a empresa está gerando de lucro somente com suas atividades operacionais. Ainda sobre dinheiro…
Pronuncia-se “bâdiet”, um termo mais bonito em inglês para falar sobre orçamentos, mas representa não apenas o valor em si, mas o planejamento financeiro estratégico da empresa para um determinado período, geralmente anual.
A relevância: Dominar o idioma é fundamental para estar atualizado no mercado de trabalho, mas hoje queremos ressaltar a importância de começar a entender o idioma. Se você ainda não fala inglês não precisa se desesperar, entender o significado desses e de outros termos já vai te nortear a não ficar perdido nos assuntos da sua área de atuação.
Ok, vamos te dar uma ajudinha extra. Anota essa lista de termos e seus significados, provavelmente você vai escutar nos corredores corporativos em que passar:
Cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de presidente, diretor geral, entre outros. Quando existem os dois, o presidente exerce um cargo mais alto.
Diretor de finanças.
Diretor de recursos humanos.
Diretor de marketing.
Negócio principal, o “coração” da iniciativa empresarial. Expressão usada para se referir à principal “razão de ser” de uma empresa.
Gestão de Relacionamento com o Cliente. Conjunto de ferramentas que visam criar e manter um bom relacionamento com o consumidor.
Pessoas impactadas por um negócio: sócios, clientes, acionistas, funcionários, entre outros.
É a versão mínima do produto ou serviço que se deseja oferecer ao mercado, com as funcionalidades básicas para que se cumpra o desejado.
Outros assuntos que talvez você tenha interesse em saber:
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado