Pesquisar

Como é comemorado o Dia das Mães nos EUA e em outros países de língua inglesa?

Postado em: 25 abril , 2023
mensagens dia das maes

O Dia das Mães é uma data comemorativa muito importante em todo o mundo. É um dia especial dedicado a homenagear e agradecer a todas as mães por seu amor incondicional, dedicação e afeto. Embora a data seja comemorada em muitos países, as tradições e costumes podem variar de acordo com cada cultura. Neste blogpost, vamos explorar as diferenças entre a celebração do Dia das Mães nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Inglaterra.

Como surgiu o Dia das Mães?

A origem do Dia das Mães vem lá da Grécia antiga, onde era realizada uma celebração em homenagem a Rhea, considerada pela mitologia como a “mãe de todos os deuses”. No entanto, a celebração como é conhecida hoje em dia teve início nos Estados Unidos, no início do século XX.

E tudo isso graças a uma pessoa: a americana Anna Jarvis!

Considerada a idealizadora do Dia das Mães moderno, Anna decidiu homenagear sua mãe após o falecimento, criando, assim, um dia especial em que todas as mães seriam celebradas. E foi assim que em 1908 ela realizou a primeira celebração oficial do Dia das Mães em Grafton, Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.

A ideia de Anna ganhou popularidade rapidamente e em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, oficializou o Dia das Mães como um feriado nacional, que assim como na maioria dos países ocidentais é celebrado no segundo domingo de maio.

A celebração do Dia das Mães foi se espalhando para outros países ao redor do mundo e atualmente é comemorada em diversos lugares, sendo um período para demonstrar gratidão, amor e muitos outros sentimentos às mães.

Agora que você já conheceu a história por trás da origem do Dia das Mães, chegou o momento de descobrir como essa data é celebrada em outros países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália.

Bora embarcar nesta viagem ao redor do mundo com a gente?

Como é comemorado o Dia das Mães nos Estados Unidos?

como e comemoracao de dia das maes nos estados unidos

O Dia das Mães nos Estados Unidos é comemorado no segundo domingo de maio, assim como no Brasil e em muitos outros países do ocidente. A data, assim como nos demais países, tem como intuito celebrar e honrar as mães e suas contribuições para a família e a sociedade.

Nos Estados Unidos, muitas famílias aproveitam a ocasião para passar tempo juntas e realizar atividades ao ar livre, como piqueniques ou caminhadas.

Além disso, as igrejas também costumam ter serviços especiais no Dia das Mães, dedicados às mães e suas famílias. E algumas escolas também realizam apresentações e eventos para as crianças homenagearem suas mães.

Lembrancinhas de Dia das Mães comuns nos Estados Unidos:

1. Flores

As flores são um dos símbolos mais populares do Dia das Mães nos Estados Unidos. Nesta época do ano, a venda aumenta muito! Inclusive, o tipo mais comum é a rosa, especialmente a rosa cor-de-rosa, que representa amor, gratidão e apreço pelas mães. Bem fofo, né?

2. Cartões

Cartões com mensagens de amor e agradecimento às mães são uma tradição no Dia das Mães nos Estados Unidos. As lojas de presentes oferecem uma grande variedade de cartões para escolher, com mensagens sentimentais, humorísticas e personalizáveis.

Além disso, também tem quem prefira fazer o seu próprio cartão personalizado, usando frases para o Dia das Mães, escolhendo materiais diferentes como papel-cartão e adicionando elementos como glitter, adesivos, fotografias, entre outros.

Independente de ser comprado o produzido, o mais importante é a intenção por trás do cartão!

3. Presentes

Assim como acontece na celebração do Dia das Mães no Brasil, os presentes também são uma forma comum de celebrar o Dia das Mães nos Estados Unidos. As opções mais comuns incluem joias, roupas, perfumes, eletrônicos, livros, entre outros, escolhidos a dedo para terem afinidade ao gosto da mãe.

4. Brunch

Muitas famílias nos Estados Unidos celebram o Dia das Mães com um brunch especial.

O brunch nada mais é do que uma refeição que combina elementos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch), e é geralmente servida durante a manhã ou início da tarde. É comum em países de língua inglesa e em algumas regiões do mundo, especialmente em contextos sociais como encontros com amigos, família e datas comemorativas como Dia das Mães.

O brunch geralmente inclui itens como ovos, bacon, salsichas, panquecas, waffles, torradas, frutas frescas, saladas e sanduíches. Além de bebidas como café, sucos, chás e coquetéis com ou sem álcool.

A ideia é oferecer uma refeição que seja mais leve e descontraída do que um almoço formal, mas ainda assim substancial o suficiente para saciar o apetite.

Em resumo, esses são alguns dos símbolos mais comuns associados ao Dia das Mães nos Estados Unidos, mas vale lembrar que cada família pode celebrar a data de acordo com suas próprias tradições e preferências. Afinal, o mais importante é fazer de coração, certo? 💗 

Como é comemorado o Dia das Mães no Canadá?

comemoracao dia das maes

Já no Canadá, a celebração do Dia das Mães também acontece no segundo domingo de maio, sendo sua celebração bem semelhante à dos Estados Unidos. As pessoas costumam enviar uma série de lembrancinhas para o Dia das Mães, como cartões, flores, bijuterias e muito mais.

Além disso, também é comum realizar almoços, jantares especiais em família ou em restaurantes.

Assim como acontece no Dia das Mães nos Estados Unidos, algumas escolas realizam apresentações e eventos especiais para as crianças homenagearem suas mães. E as igrejas também não ficam de fora! Costumam ter serviços especiais nesta data, dedicados às mães e suas famílias.

Em algumas partes do país, como no Quebec, a data é celebrada em dias diferentes. Nesta província francófona do Canadá, o Dia das Mães é comemorado no Dia de Nossa Senhora, em 15 de agosto.

Vale ressaltar que, embora o Dia das Mães seja uma celebração nacional no Canadá, a data é comemorada de forma mais discreta do que em outros países, como os Estados Unidos e o Brasil.

Como são as celebrações de Dia das Mães na Austrália?

Na Austrália, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, assim como nos Estados Unidos. No entanto, a data não é considerada um feriado nacional. As celebrações na Austrália também incluem a oferta de presentes e flores, bem como almoços e jantares em família.

Uma tradição australiana única é a realização de um evento anual chamado “Mother’s Day Classic”, que é uma corrida de caridade realizada em homenagem às mães e que arrecada fundos para pesquisas sobre o câncer de mama.

Dia das Mães na Inglaterra

dia das maes 2023 Como é comemorado o Dia das Mães nos EUA e em outros países de língua inglesa?

No Reino Unido, o Dia das Mães é comemorado no quarto domingo da Quaresma, geralmente em março. A data é conhecida como “Mothering Sunday” e tem origem religiosa, quando os fiéis eram encorajados a visitar suas igrejas-mãe durante a Quaresma.

A data ganhou um significado mais amplo ao longo do tempo e agora é vista como um dia para homenagear e agradecer às mães.

As celebrações incluem a oferta de presentes, flores e cartões, bem como almoços e jantares em família. Uma tradição inglesa é a oferta de bolos e doces, especialmente um bolo chamado “Simnel Cake”, que é um bolo de frutas coberto com marzipã.

E na Escócia?

Na Escócia, o Dia das Mães é comemorado no mesmo dia que no Reino Unido, ou seja, no quarto domingo da Quaresma, geralmente em março. A data é conhecida como “Mothering Sunday” e tem uma origem religiosa semelhante à comemoração no Reino Unido.

No entanto, diferentemente das tradições inglesas, a celebração na Escócia não é tão amplamente difundida e não é tão comercializada. Em vez disso, a data é mais voltada para celebrações em família, muitas vezes com presentes caseiros, como cartões feitos à mão ou bolos e doces.

E aí, o que achou desse conteúdo? Conta para gente nos comentários 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado