Pesquisar

Estudo de inglês dentro da empresa: por que é importante incentivá-lo e como estimulá-lo

Postado em: 9 maio , 2023
como estimular ingles dentro da empresa

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo e é considerado a língua universal dos negócios e da comunicação internacional. É por isso que muitas instituições, independentemente do tamanho ou setor, valorizam e adotam o inglês dentro da empresa.

E assim, fornecem diferentes métodos para incentivar o conhecimento do inglês em seus funcionários. 

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de incentivar o estudo de inglês dentro da empresa e dar algumas dicas de como você, gestor ou líder de RH, pode estimulá-lo.

Vamos nessa?

Por que é importante incentivar o estudo de inglês dentro da empresa?

importancia ingles dentro da empresa (1)

1. Melhor comunicação com clientes e fornecedores internacionais

Empresas que fazem negócios com clientes e fornecedores internacionais precisam se comunicar com eles em inglês. Ter funcionários que falam inglês fluentemente pode ajudar a melhorar a comunicação e a construir relacionamentos comerciais mais fortes e duradouros.

2. Acesso a informações em inglês

Muitas informações importantes, como manuais técnicos, normas e procedimentos, relatórios e pesquisas de mercado, estão disponíveis apenas em inglês. Assim, ter funcionários que dominam o idioma pode ajudar a empresa a acessar essas informações e usá-las para tomar decisões mais informadas.

3. O inglês dentro da empresa traz maior vantagem competitiva

Empresas que possuem funcionários que falam inglês fluente têm uma vantagem competitiva em relação a outras empresas que não possuem. E isso porque esses funcionários podem ajudar a empresa a se destacar em um mercado globalizado e a expandir seus negócios internacionalmente.

4. Melhor desempenho em treinamentos e capacitações

Muitos treinamentos e capacitações importantes são ministrados em inglês. Ter funcionários que falam inglês fluentemente pode ajudar a empresa a aproveitar melhor essas oportunidades de desenvolvimento e melhorar o desempenho geral dos seus colaboradores.

Como estimular o estudo do inglês dentro da empresa?

importancia ingles dentro da empresa

Apesar da notória importância da aprendizagem do inglês no ambiente corporativo, muitas empresas ainda enfrentam o desafio de como estimular o estudo de inglês entre seus colaboradores.

Confira a seguir algumas dicas:

1. Incentivar o uso do inglês no ambiente de trabalho

Outra estratégia importante para estimular o estudo de inglês dentro da empresa é incentivar o uso do idioma no dia a dia. Isso pode incluir a comunicação em inglês entre os colaboradores, a tradução de documentos importantes para o inglês e até mesmo o uso de ferramentas de tradução online para auxiliar no aprendizado. 

Além disso, a empresa pode disponibilizar materiais de trabalho em inglês, como manuais e documentos, para que os colaboradores tenham contato constante com o idioma.

Ao incentivar o uso do inglês no dia a dia, a empresa cria uma cultura de aprendizagem e mostra aos colaboradores a importância do idioma no mundo dos negócios.

2. Realizar intercâmbios internacionais

Realizar intercâmbios internacionais pode ser uma excelente maneira de incentivar o estudo de inglês dentro da empresa.

Caso sua empresa seja internacional, uma boa dica é enviar funcionários para outras filiais em países de língua inglesa para trabalhar por um período determinado de tempo. Dessa forma, isso pode ajudá-los a praticar o idioma em um ambiente de trabalho real e a vivenciar a cultura local.

3. Estabelecer metas e recompensas

Outra dica interessante para incentivar o inglês dentro da empresa é estabelecer metas de aprendizado para os colaboradores.

A empresa pode oferecer incentivos, como bônus salariais ou folgas, para os colaboradores que alcançarem suas metas de aprendizado.

Além disso, é importante reconhecer e valorizar os colaboradores que investem no estudo de inglês e que possuem habilidades avançadas na língua.

4. Promova eventos e atividades em inglês dentro da empresa

A empresa pode promover eventos e atividades em inglês para incentivar o aprendizado da língua. Por exemplo, é possível realizar palestras, workshops e treinamentos em inglês. Além disso, é possível organizar atividades culturais em inglês, como sessões de cinema ou grupos de leitura em inglês.

5. Disponibilize recursos de aprendizagem em inglês

Outra forma de estimular o estudo de inglês dentro da empresa é disponibilizar recursos de aprendizagem. Isso pode incluir revistas, jornais, aplicativos, jogos livros educativos em inglês. Esses recursos podem ser disponibilizados em áreas comuns da empresa ou por meio de plataformas digitais.

O importante é disponibilizar recursos variados e adaptados às necessidades e preferências de cada colaborador.

6. Oferecer cursos de inglês

A maneira mais óbvia e efetiva de estimular o estudo de inglês dentro da empresa é oferecer cursos de inglês para os funcionários. Esses cursos podem ser presenciais ou online e devem ser adaptados às necessidades da empresa e dos seus colaboradores.

Já deu para perceber como ter funcionários fluentes em inglês pode trazer diversas vantagens para sua empresa, não é mesmo? Antes de finalizarmos este artigo, confira um breve resumo:

  • Aumento das receitas graças às transações comerciais com outros países;
  • Redução dos gastos através do acesso a fornecedores estrangeiros;
  • Melhoria na atualização profissional e tecnológica, com maior eficiência dos colaboradores;
  • Possibilidades de formar parcerias e se conectar com grandes empresas do mercado global.

Bem legal, não é mesmo? Por isso, não perca a oportunidade de incentivar o inglês dentro da sua empresa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado