Pesquisar

Como usar o ChatGPT para potencializar a aprendizagem de inglês?

Postado em: 10 abril , 2023
chatgpt aprendizagem em ingles

É bem provável que você já tenha ouvido falar da ferramenta do momento: o ChatGPT! Esse modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI vem dando o que falar! Mas você já parou para pensar que o ChatGPT pode oferecer várias vantagens para o ensino do inglês?

Pois é! E isso porque o ChatGPT pode potencializar a aprendizagem do inglês. No entanto, como qualquer ferramenta de inteligência artificial, requer cuidados com seu uso. Quer saber mais? Continue acompanhando…

Como surgiu o ChatGPT?

chatgpt aprendizagem em ingles

Como comentamos, essa ferramenta foi criada pela OpenAI, uma organização de pesquisa em inteligência artificial com sede nos Estados Unidos que opera por meio de um modelo de linguagem artificial baseado em aprendizagem de máquina, chamado “transformer”.

O que isso significa? Que o ChatGPT foi projetado para responder perguntas e fornecer informações sobre vários tópicos, usando uma ampla gama de conhecimentos e dados disponíveis na internet.

E assim, ele é capaz de gerar respostas coerentes e relevantes para perguntas feitas pelos usuários. E o mais legal? Respostas inclusive em inglês!

ChatGPT e aprendizagem de inglês? Tudo a ver

E aí, ficou curioso para saber mais sobre essa inteligência artificial que tem tudo a ver com a aprendizagem do inglês? Então confira a entrevista com a nossa Coordenadora Acadêmica do Ibeu, Roberta Freitas, que preparou um vídeo recheado de dicas com os seguintes temas:

  • O que é o ChatGPT?
  • Novos modelos que surgiram do ChatGPT
  • Como potencializar a aprendizagem de inglês com o ChatGPT
  • Aprenda a pedir sugestões de livros, filmes, podcasts e outros materiais de acordo com seu nível de proficiência na língua
  • Descubra como solicitar sugestões de vocabulário para diversos tipos de conversa, incluindo entrevistas de emprego
  • Fique atento aos cuidados e restrições com o uso do ChatGPT

Confira abaixo! 🙂

Confira outras vantagens de usar o ChatGPT para potencializar a aprendizagem de inglês:

1. Melhora na conversação

Como um modelo de linguagem treinado em um grande conjunto textual, essa ferramenta pode produzir respostas naturais e fluentes em inglês. Assim, pode ajudar estudantes a se acostumarem com a língua e a praticarem a conversação em inglês.

E o mais legal é que o estudante pode treinar de acordo com sua preferência de assunto: pode conversar sobre séries para praticar o idioma; músicas; livros, e muito mais.

Basta pedir sugestões à ferramenta!

2. Aprendizagem de inglês personalizada com o ChatGPT

Outra vantagem em usar o ChatGPT na aprendizagem do inglês é que a ferramenta adapta suas respostas de acordo com as necessidades e habilidades individuais do aluno.

Por exemplo, a ferramenta pode ajustar a complexidade da linguagem usada com base no nível de proficiência do aluno. Além de fornecer exemplos de gramática e vocabulários relevantes ao estudante, e ainda fornecer feedbacks imediatos sobre erros ou áreas que precisam de melhoria.

Super legal, não é mesmo?

3. Acesso em qualquer dia e horário

Pelo fato desta ferramenta estar disponível a todo o momento, bastando cadastrar-se, os alunos podem praticar inglês a qualquer momento!

Ou seja, eles não precisam esperar pelas aulas de inglês ou pelos exercícios propostos pelos professores, visto que o ChatGPT é um verdadeiro parceiro de conversação.

Ou seja: um ótimo complemento para os cursos de inglês!

4. Ampliação do vocabulário

Além disso, essa ferramenta tem acesso a um vasto conjunto de palavras e frases em inglês, o que pode ajudar os alunos a expandir seu vocabulário e a se familiarizar com a linguagem usada em diferentes contextos.

Inclusive, você sabia que ele pode dar sugestões até mesmo de gírias usadas pelos nativos? Vale à pena experimentar!

Considerações finais sobre o uso do ChatGPT na aprendizagem do inglês

No geral, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para potencializar a aprendizagem do inglês, oferecendo uma variedade de recursos que ajudam alunos a melhorar suas habilidades de conversação, gramática e vocabulário.

No entanto, como a nossa Coordenadora Acadêmica ressaltou, seu uso requer cuidado e atenção, sobretudo se for usado por estudantes mais novinhos.

Além disso, é importante estar atento às veracidades das informações, uma vez que elas podem estar desatualizadas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe com:

CATEGORIAS

Além da sala de aula
(12)
Cultural
(192)
Estude nos Estados Unidos
(2)
Exames e Certificações
(0)
Galeria de Arte Ibeu
(336)
Inglês no dia a dia
(11)
Para Escolas
(179)

POSTS RECENTES

OUTROS POSTS

Como melhorar o listening? Confira 7 dicas!

O domínio da compreensão auditiva é crucial para uma comunicação eficaz em qualquer idioma. Por isso, saber como melhorar o listening é fundamental! No início...
23 outubro, 2023

Conheça as principais saudações em inglês

Quando se trata de comunicação em inglês, saber como saudar alguém adequadamente é fundamental. As saudações em inglês variam de acordo com o nível de...
20 outubro, 2023

NFTs e seus usos em eventos de ESG: Clean Up The World 2023 

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia, com inovações que vão desde a inteligência artificial até o blockchain. Entre essas...
6 outubro, 2023

Aprendendo com projetos: conheça o novo curso do Ibeu

Os alunos mudaram ou nós mudamos a maneira como os enxergamos? Seja qual for a (sua) resposta para essa pergunta, o fato é que estamos...
3 outubro, 2023

7 dicas para ler em inglês com facilidade

Sempre falamos aqui sobre como a leitura é uma grande aliada no aprendizado do inglês. Ler traz vários benefícios e desenvolve diferentes áreas do nosso...
8 setembro, 2023

Frases em inglês para fotos: +50 ideias para te inspirar!

Você já se encontrou diante daquela foto incrível, mas ficou sem palavras na hora de criar a legenda perfeita em inglês? Se sim, você não...
6 setembro, 2023

Teste seu Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor
caminho para o aprendizado

Teste seu
Inglês grátis

O IBEU te ajuda a saber e a traçar o melhor caminho para o aprendizado